sexta-feira, setembro 11, 2009

Palestra "Desmascarando o Colombo"



4 comentários:

  1. Caro Rui Duque,

    Conheço muito bem o site de Nito Verdera e tenho comunicado com ele durante uns 8 anos.
    Entretanto não tenho visto nenhuma prova do lado dele que Colón era um criptojudío de qualquer lado.

    Nito Verdera não sabe nada dos laços de Colón com os nobres Portugueses, nega que todos aqueles que investigaram a lingua de Colón deixarm claro que era baseada na lingua Portuguesa. Por exemplo Xio que referia à ilha Chipre é uma palavra que Nito gosta muito de apropriar como uma palavra Catalã mas vem bem clarinha no Esmeraldo de Duarte Pacheco Pereira como Xio.

    Nito ignora que os nomes usados no Novo Mundo eram nomes bem Portugueses embora alguns tenham também forma Catalã.
    A ignorância dos historiadores sobre a história de Portugal deixa com que tanta confusão fique no ar.
    Pergunte ao Nito Verdera onde está localizado em Ibiza por exemplo: CUBA, CAXINAS, VALE DO PARAÌSO, CABO AGULHAS, CABO TALHADO, CABO TORTO, AS FORMIGAS... só para começar com umas poucas palavras do território Português do século XV.

    Depois agradecia que o Rui explicasse ao Nito duas coias. Que leia o texto orignal que Colón escreveu para tirar a ortografia correcta como Colón a escreveu e depois que dêa uma vista de olhos pelo dicionário Português onde as palavras que ele dá como únicamente CATALÂS são de facto bem Portuguesas. Por exemplo pergunte ao Nito para traduzir para Português as seguinte palavras do catalão dele:
    derrota, bojar, bonete, papafigo, bruma, fisga, portada, resguardo, retreta, surgir, sotil, surto, temporejar, terral, ampulheta, angra, voltejar, estar á corda, revesso, ... só para dar ao Rui um exemplo.

    Sobre Colón ser um Judeu há uma grande muralha que ultrapassar. O ADN de Colón é de um homem europeu de raça CAUCASIANA. Pode-se insistir que era Judeu eternamente como muitos andam ainda a fazer mas a Ciência Forense não prova isso. Prova que era um Europeu de raça branca.
    E sabemos ainda que tinha cabelos ruivos e olhos azuis. Se Colón escrevia hebráico nada prova. Pois se vamos assumir uma nacionalidade pelos escritos dele então o Português ganha de novo.

    Eu não tenho nada contra outras teorias logo que forem mantendo os factos de pé, mas continuar a ignorar a verade como faz o Nito Verdera depois de eu lhe explicar várias vezes os pontos que escrevo aqui, é não querer dar aos seus leitores a verdade e querer infiar-lhes outro barrete como aquele do tecelão.
    Se está interessado em ler leia. Pois eu leio tudo aquilo que posso, mas não vou lendo despercebido. Veja tudo sobre Colón com olhos suspeitosos e use os factos para o guiar. Cumprimentos.

    Manuel Rosa

    ResponderEliminar
  2. O Nito Verdera aponta uma Porfessora Americana que faz nada menos que basear-se nas ideias de Nito Verdera e erróneamente apoia que Colón era Judeu e até apoia que a Filipa Moniz era Judia descendente de Genoveses e também que era Judia a Beatriz Henriques de Cordoba mãe de D. Fernando Colón dizendo que D. Fernando Colón era um Judeu dos dois costados.
    http://www.tbspr.org/_kd/Items/actions.cfm?action=Show&item_id=2026&

    Este tipo de lixo dá para rir se não fosse levado a sério por quem o escreve. Pois se a Preofessora Estelle Irizarry tivesse prestado atenção aos testes de ADN saberia que D. Fernando Colón era 100% caucasiano como seu pai o que nega ser Judeu.

    Manuel Rosa

    ResponderEliminar
  3. Olá de novo
    Eu quando escrevi aqui as justificações dele não quer dizer que lhe tenha dado demasiado crédito...porque de facto as justificações dele não me convenceram. Foi somente para saber a "vossa" opinião sobre este assunto!

    Rui duque

    ResponderEliminar
  4. Rui Duque,

    Agradeço os comentos que fez.
    Nas minhas respostas eu não quiz inferir que o Rui tinha aceite os argumentos do Nito
    Eu somente quiz dar aos leitores deste blog alguma informação que ajude-os a entender as coisas melhor.
    Se o meu comento parece acusar o Rui de aceitar o que leu no blog do Nito peço desculpa.
    Mas eu estava de facto era acusando o Nito de não ser honesto com os seus leitores e por isso dá aos leitores uma versão dos factos que não é verdadeira.
    Os leitores que acreditarem no Nito aceitam uma versão dos factos que não é a verdade.

    Manuel Rosa

    ResponderEliminar