sábado, novembro 15, 2008

Não é como o pintam

Não é apenas em torno das suas origens, da sua nacionalidade, dos seus conhecimentos ou da localização dos seus restos mortais que se discute um dos mais mediáticos personagens da História.
Existem vários retratos que representam Don Cristóbal Colón, mas não há certezas que algum deles corresponda à verdadeira fisionomia do Descobridor das Américas. Face às descrições escritas do seu aspecto, talvez os mais fidedignos sejam o retrato pintado por Pedro Berruguete, a imagem do Almirante no quadro “Virgem dos navegantes” de Alejo Fernandez, que representa o navegador em idade mais avançada ou o retrato anónimo existente na Biblioteca Nacional, em Madrid, representando o navegador na força da vida.
Mas o retrato que mais nos habituámos a ver, quer nos livros da História, quer em vários artigos ao longo das décadas, foi pintado em 1519 pelo reputado italiano Sebastiano del Piombo e apresenta (em latim) a seguinte inscrição “Este é o retrato de Colombo, marinheiro lígure, o primeiro homem a penetrar nos antípodas”.

Esta pintura foi doada por um industrial ao Metropolitan Museum de Nova Iorque em 1900, e mostra um homem de meia idade, gordo e carrancudo, com lábios grossos e nariz achatado. Nada parecido com a imagem que as descrições escritas nos sugerem.
A mim, sempre me pareceu que era a imagem tipo de um ferreiro genovês. (sem olhar para as mãos)
Tendo assistido à emissão do documentário “A última viagem de Colombo” emitido há algumas semanas pelo canal História, voltei a reler algumas passagens do livro homónimo, de Martin Dugard, onde vamos sempre descobrindo novas incongruências da historieta que nos impingiram.
Vejam só o que consta na pág. 298, a propósito do quadro:
«Até os admiradores de Colombo contribuíram para a distorção da sua imagem….
… Piombo tinha apenas vinte e um anos quando Colombo morreu. Nunca tinha ido a Espanha, quanto mais posto a vista em cima do Almirante, e este nunca mandara pintar ou desenhar o seu retrato enquanto foi vivo. A carreira de Piombo, no entanto, estava em ascensão em 1519, trabalhava em Roma e era um amigo chegado de Miguel Ângelo. O mundo aceitou a pintura como a verdadeira imagem de Colombo e não havia razão alguma para que assim não fosse.
Os historiadores de arte viriam a descobrir mais tarde que a inscrição não fazia parte da pintura original, mas que tinha sido acrescentada anos mais tarde por uma mão desconhecida, sugerindo ainda que o quadro não teria sido feito em 1519, mas sim quinze anos mais tarde. Mais chocante ainda, a personagem era peremptoriamente identificada com um clérigo italiano»

Incorrigíveis, estes falsários! E ainda há quem continue a acreditar, hoje em dia, que não se passou nada de anormal para sustentar o Colombo ytaliano.

Carlos Calado

30 comentários:

  1. Para umas boas gargalhadas ver a página pessoal do Manuel Rosa
    http://singyourheartout.com/mrosa/me/default.htm
    Alguém leva este homem a sério?

    ResponderEliminar
  2. Pelo que se pode ver na sua página pessoal, Manuel Rosa é uma pessoa com vida própria e que gosta de tudo o que já fez e faz na vida.
    Só não o levarão a sério aquelas pessoas que não tiveram passado, pois já nasceram doutores, não têm presente, pois escondem o seu nome, e também não terão futuro, pois lhes falta a capacidade para apreciar a vida.

    ResponderEliminar
  3. A detracção é uma falta grave.

    “De duas maneiras pode o próximo ser prejudicado por obra: ou manifestamente, como acontece, quando é vítima de um roubo ou de uma outra violência aberta; ou ocultamente, como no furto, a modo de traição. De duas maneiras pode-se causar prejuízo ao próximo pela palavra de modo manifesto, pela injúria, e de modo oculto pela detracção” (São Tomás de Aquino).

    A detracção, a maledicência ou murmuração, é de todos os furtos o maior e é “em si pecado grave” (São Tomás de Aquino).

    A detracção ou maledicência não é outra coisa senão uma injusta difamação da reputação de outrem, por meio de palavras ocultas, proferidas na ausência da pessoa em questão. Diz a Escritura: “Melhor é um bom-nome, que muitas riquezas”.
    Um ladrão nem sempre tem cúmplices, mas o detractor, tem de os ter, porque se assim não fosse a fama do próximo nada sofreria.

    “Não sei quem está mais em perigo de se condenar: o detractor ou aquele que o aplaude” (São Bernardo de Claraval).

    Se não me opor ao que li, estarei a dar ânimo e coragem ao difamador, pecando contra a justiça e permitindo que o bom-nome de outrem seja denegrido.

    Durante o julgamento de Cristo diante do Sinédrio, um servo do Sumo-sacerdote deu uma bofetada no Senhor, que tinha respondido a uma pergunta de Caifás. E Jesus defende-se, dizendo: “Se falei mal, mostra-Me em quê; mas, se falei bem, por que Me bates?” (Jo 18, 23).

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de identificar o 3º comentário!

    Melhores cumprimentos

    Marco

    ResponderEliminar
  5. Alguém pode levar o Rosas a sério depois de ver isto?
    http://www.youtube.com/watch?v=8Rm4HduZeIE

    ResponderEliminar
  6. Caro Manuel Rosa

    Será pedir-lhe muito, que nos traduza, ou que escreva, mesmo em italiano, o parágrafo, do Livro de D. Fernando Colon, que se segue a:
    "E por conseguinte veio-lhe a propósito o sobrenome Colon que retornou a renovar porque em Grego quer dizer Membro"?!
    É que no texto que publica não se consegue lêr a 1ª palavra de algumas linhas, e esse parágrafo é da maior importância.
    Segue-se a analogia com São Cristóvão, que transportou Cristo através da profundidade das águas, mas este parágrafo lê-se bem.
    O anterior é que não.
    É que eu recordei-me de um pormenor, e queria confirmá-lo.


    Grata pela atenção.
    Melhores Cumprimentos

    Airmid

    ResponderEliminar
  7. "Alguém pode levar o Rosas a sério depois de ver isto?
    http://www.youtube.com/watch?v=8Rm4HduZeIE"

    Maria, não tem enganado ninguém.

    O seu parente (RIP) tinha formação em tudo menos historia, matéria que ele tinha por hobby (obrigado pelo artigo), e que conseguiu ensinar sabe-se là a custa de que cunhas.

    Você é conhecida por ser a pessoa mais reaccionária e ignorante da sua bancada, mas isso não lhe impediu de ser partidária das ideias de Manuel Alegre.

    O Sr.rosa foi musico no passado, ainda que não se saiba se era em part-time, e então? Não gosta de blues é isso?
    Ou não concebe que alguém possa ter mais do que uma competência? Talvez deva aconselhar o nosso presidente a voltar para as suas economias.
    Que grande prova de inteligência nos da cada dia!
    Pode escrever o que quiser, sempre será reconhecida por esse substrato de mentalidade elitista. O pior é que depois ainda vai negar as incompatibilidades que deram luz ao mito de o casamento de D.Moniz com o pobre cardador de lã. Uma ginasta admirável vos digo!

    Talvez seja tempo de cuidar dessa cabecinha uma vez por todas, porque tão pouco é contraditório uma reformada esmagada pelo erro abrir um dia os olhos de maneira objectiva, como um historiador ter a musica por hobby.

    PS: Lisboa não é Portugal nem o mundo.

    ResponderEliminar
  8. Que pena, essa senhora vé contradições em tudo menos neste quadro.

    Marco

    ResponderEliminar
  9. Cara Airmid,
    Aqui vai o Capítulo inteiro.

    "CAPITOLO I
    Della patria, origine, e nome dell'ammiraglio Cristoforo Colombo.
    Siccome una delle principali cose che appartengono alla storia di ogni uomo savio è che si sappia la sua patria e origine perché sogliono esser più stimati quelli che da grandi città e da generosi progenitori procedono, alcuni volevano che io mi occupassi in dichiarare e dire come l'Ammiraglio procedette di sangue illustre, ancorché i suoi padri per malvagità della fortuna fossero venuti a grande necessità e bisogno, e che avessi mostrato come procedevano da quel Colone di cui Cornelio Tacito nel principio del duodecimo libro della sua opera dice che condusse prigione in Roma il re Mitridate, per lo che dice che a Colone furono date dal Popolo Romano la dignità consolari, e le aquile, e tribunale, o tenda consolare. E volevano che io facessi gran conto di quei due illustri Coloni suoi parenti, dei quali il Sabellico descrive una gran vittoria ottenuta contro i Veneziani, secondo che nel quinto capitolo sarà da noi raccontato. Ma io mi ritrassi da questa fatica, credendo ch'egli fosse stato eletto dal nostro Signore per una così gran cosa qual fu quella che fece, e perché aveva ad essere così vero apostolo suo quanto in effetto fu, volle che in questo caso imitasse gli altri i quali, per pubblicare il loro nome da mari e da riviere egli elesse, e non già da altezze e da palagi, e che imitasse lui stesso, ch'essendo i suoi maggiori del regal sangue di Gerusalemme, gli piacque che i suoi genitori fossero men conosciuti. Di modo che, quanto atta fu la
    sua persona e adorna di tutto quello che per così gran fatto conveniva, tanto la sua patria e origine volle che fosse men certa e conosciuta.
    Per lo che alcuni che in una certa maniera pensano di oscurare la sua fama, dicono che fu di Nervi, altri che di Cugureo [Cogoleto], e altri che di Bugiasco [Bogliasco], che tutti sono luoghi piccoli presso alla città di Genova e nella sua stessa riviera, ed altri, che vogliono esaltarlo di più, dicono che era savonese, e altri genovese: e ancora quelli che più salgono sopra il vento, lo fanno di Piacenza, nella qual città sono alcune onorate persone della sua famiglia, e sepolture con armi, e lettere di Colombo, perché in effetto questo era già l'usato cognome dei suoi maggiori ancorché egli, conforme alla patria dove andò ad abitare e a cominciar nuovo stato, limò il vocabolo acciò che avesse conformità con l'antico, e distinse quelli che da esso discendessero da tutti gli altri che erano collaterali, e così si chiamò Colón.
    Considerato questo, mi mossi a credere che, siccome la maggior parte delle sue cose furono operate per alcun mistero, così quello che tocca alla varietà di cotal nome e cognome non avvenne senza mistero. Molti nomi potremmo addurre in esempio, che non senza occulta causa furono posti per indizio dell'effetto che aveva a provenire, siccome in quello che tocca a colui di cui fu pronosticata la maraviglia e novità di quello che fece. Perché, se abbiamo riguardo al cognome comune dei suoi maggiori, diremo che veramente fu colombo, in quanto portò la grazia dello Spirito Santo a quel nuovo mondo che egli scoprì, mostrando, secondo che nel battesimo di San Giovanni Battista lo Spirito Santo in figura di colomba mostrò, qual era il figliuolo diletto di Dio, che ivi non si conosceva, e perché sopra le acque dell'Oceano medesimamente portò, come la colomba di Noè, l'olivo e l'olio del battesimo per l'unione e pace che quelle genti con la chiesa dovevano avere, poiché erano rinchiuse nell'arca delle tenebre e confusione. E per conseguenza gli venne a proposito il cognome di Colón, che ritornò a rinnovare, poiché in greco vuol dire membro, acciò che, essendo il suo proprio nome Cristoforo, si sapesse di chi era membro, cioè di Cristo, per cui a salute di quelle genti egli aveva ad esser mandato. Ed appresso, se cotal suo nome noi vogliamo ridurre alla pronuncia latina, ch'è Christophorus Colonus, diremo che, siccome si dice che San Cristoforo ebbe quel nome perché passava Cristo per le profondità delle acque con tanto pericolo, onde fu detto Cristoforo, e siccome portava e conduceva le genti, le quali alcun altro non sarebbe bastato a passare, così l'Ammiraglio, che fu Christophorus Colonus, chiedendo a Cristo il suo aiuto, e che l'aiutasse in quel pericolo del suo passaggio, passò lui e i suoi ministri acciò che facessero quelle genti indiane coloni, e abitatori della chiesa trionfante dei cieli, poiché egli è da credere che molte anime, le quali Satanasso sperava di godere, non essendovi chi le passasse per quell'acqua del battesimo, da lui siano state fatte coloni e abitatrici della eterna gloria del Paradiso."


    - Manuel Rosa

    ResponderEliminar
  10. Então o Manuel Rosa não pode ser um musico e um historiador ao mesmo tempo? Mas que lata! Pelo que vejo não é só musico como escritor de canções, poeta, diretor e realizador de videos com excelente talento como este outro video dele prova http://www.youtube.com/watch?v=1hma3kSlXqI

    Para além de tudo isto ele tem provado durante os últimos anos ser o mais bem informado historidor de todos os tempos sobre a vida de Cristóvão Colombo coisa que o seu tio, o Matemático, Político e "simples escritor" sobre Colombo nunca tal chegou a ser.
    Pelo contrário o seu tio não andava somente mal informado como também informou mal aqueles outros que ainda hoje insistem em acreditar nele.

    ResponderEliminar
  11. Caro Manuel Rosa

    Dom Fernando, escreveu então:

    " E por consequência veio-lhe a propósito o cognome de Colón, que voltou a renovar, porque em grego quer dizer Membro, acidentalmente, sendo o seu nome próprio Cristóforo, sabe-se que era membro, ou seja de Cristo, assim para salvação daquelas gentes, ele teve de ser enviado."

    Pelo que da leitura de todo o texto conclui-se que:

    1º Colón foi um cognome que Cristoforo, voltou a renovar, por significar Membro.
    2º Voltou a renovar, porque Membro já ele era. Membro da Ordem de Cristo.

    "Sabe-se de que era membro, ou seja de Cristo", diz Dom Fernando.
    Aqui o Termo Cristo assume o significado da Ordem.

    3ºO seu nome próprio era Cristoforo.

    "Acidentalmente, diz Dom Fernando, o seu nome próprio era Cristoforo."

    Pelo que Colón, jogou com o facto de ser Membro da Ordem de Cristo, e de ter Cristovão, no seu nome, compondo assim uma sigla muito apropriada, já que tal com São Cristóvão salvara Cristo das profundezas das águas, também Cristóvão Colón, atravessaria o Mar Oceano, para salvar os Índios, pelo Baptismo.

    4º Cristovão Colón, foi enviado.

    Dom Fernando é claro, quando escreve. "Assim para a salvação daquelas gentes ele teve que ser enviado".
    Repare-se que Dom Fernando escreve: "...teve que ser enviado."

    Cristóvão, Membro da Ordem de Cristo, foi enviado para Salvar os Índios pelo Baptismo.

    Com este parágrafo Dom Fernando, atira para o caixote do lixo, a Pseudo-História Colombina, do Genovês Errante.

    Se mais não houvesse, chegaria esta frase:

    "assim para a salvação daquelas gentes, ele teve de ser enviado";

    para acabar com a farsa do tecelão genovês autodidacta.

    Cristóvão Colón, Membro da Ordem de Cristo, foi enviado.
    Não foi ele quem tomou a iniciativa de atravessar o Mar Oceano, para chegar à Índia navegando para Ocidente.

    Ele foi enviado Ás Índias, Baptizar os Índios, à semelhança do Baptismo de Cristo, por João Baptista, no Jordão.

    Colón, Membro da Ordem de Cristo, tinha como um dos seus nomes próprios: Cristóvão.

    José Maria Ferreira, numa das suas mensagens, diz que D. Diogo, usou o seu segundo nome.
    Seria Dom Diogo de Viseu Diogo/Yago/Tiago Cristóvão?

    Só o Mestre de Cristo, explica cabalmente toda a História de Portugal.
    A anterior a 1492, e a que desgraçadamente se seguiu à morte de D. João II.

    Melhores Cumprimentos

    Airmid

    ResponderEliminar
  12. "Nesta obra, o leitor encontra (...) pistas sobre o provável envenenamento de D. Joao II, e um segredo que satisfaz incógnitas de 500 anos sobre as origens de Colombo. Segredo que inclui um documento secreto do Vaticano, da autoria do cardeal Garampi, sobre o Infante de Sagres."

    O segredo da rainha velha - Fina d'Armada.

    ResponderEliminar
  13. "O segredo da rainha velha - Fina d'Armada."

    Pode-nos explicar a que obre se refere?

    -Manuel Rosa

    ResponderEliminar
  14. http://esquilo-pt.blogspot.com/2008/11/novidade-o-segredo-da-rainha-velha-de.html

    ResponderEliminar
  15. Num post com a data de hoje, 8 de Dezembro, o PH-Colombina escreve, a dado momento:

    'Conforme está amplamente demonstrado na página de Kristol Goulm...'
    Como já noutras ocasiões o PHC se referiu a esse blog Kristol Goulm, tentei hoje publicar o meu comentário no PHColombina, mas tal já deixou de ser possível como Anónimo.
    Por esse motivo, e porque já estava redigido, recorro à sua publicação no "Colombo-o-Novo".
    De futuro não perderei o meu tempo a escrever comentários incómodos para o PHColombina, pois preferem ficar a falar sozinhos.

    Comentário ao post do PHColombina:
    É "enternecedor" verificar o interesse e o apoio dos autores do PHColombina a um outro blog de índole persecutória que agora lhes serve como referência. É ainda mais enternecedor constatar que naquele blog se defende que Colombo foi um personagem totalmente distinto do laneiro/mercador de Génova defendido pelo Colombina.
    (será que os criados dos mercadores têm direito a ser considerados ao mesmo nível dos seus patrões? Será que o mercador português Fernão Gomes, que no Colombina usam como exemplo de mercador nobilitado, tem alguma comparação com o jovem genovês, criado de mercadores, que não sabia bem a idade e que foi ao notário "registar" que partiria no dia seguinte para Lisboa?)

    Adamastor

    ResponderEliminar
  16. Caro Adamastor

    O Pseudo-Blog da Falange Genovesa, não é um espaço de discussão sobre Critóvão Colombo e a História de Portugal, é sim um Bloge de carácter persecutório e manipulador,onde se repete até à exaustão, uma história forjada em meia dúzia de documentos falsos, que os blogistas em causa nunca viram, mas que foram sobejamente defendidos pela Cidade de Génova nos tempos de Mussolini.
    É um Bloge onde se pretende intimidar todos os que pensam de maneira diferente.
    A Falange Genovesa, não podendo dispôr hoje, daquele "magnífico" instrumento de clonagem mental, que foi o Tribunal da Santa Inquisição, e não tendo acesso nem a Fogueiras Purificadoras, Torneiras de Gáz, ou Fornos Crematórios, que varreriam de vez todos os que têm tido, ao longo dos tempos a coragem de Pensar e defender o Direito ao Estudo e à Reflexão, intretêm-se a insultar e a ameaçar todos os que defendem que Colombo só podia ter sido Português.
    A Falange Genovesa não discute ideias, nem procura esclarecer os factos.
    A Falange Genovesa insulta, agride, e procura intimidar. Numa clara manifestação de abuso de autoridade, os Falangistas Genoveses, valendo-se duma mal esclarecida condição de Juristas, e fazendo uso de uma rectórica Kafkiana, ameaçam com processos Judiciais todos os que defendem a Tese Portuguesa.
    Veja o mail intimidatório, a que o Manuel Rosa teve acesso, e que foi publicado aqui, salvo erro em Junho deste ano.
    Veja como gravam os IPs, e identificam os PC de origem. Eles próprios o confessaram, a propósito da tal enquete, sobre a assinatura de João Saraiva.

    Caro Adamastor, imagine a que ponto chegariam, se tivessem ao seu alcance umas gramas de Plutónio.

    Melhores Cumprimentos

    Airmid

    ResponderEliminar
  17. “La mayoría de los historiadores , incluso yo mismo, creemos que Colón era genovés. Pero él nunca usó el italiano en sus escritos, sino el castellano y el catalán, y el levante era una zona importante, una potencia naval de la época, por lo que se baraja que podría ser de aquí”, apuntó Lorente.

    http://www.andaluciainvestiga.com/espanol/noticias/4/3738.asp

    Há uma vila de nome Cuba na Tunísia...

    ResponderEliminar
  18. Ao José Manuel de Oliveira de Genéve-Suiça

    Decerto reparou no Mapa Portugalliae de Álvaro Seco, que nos facultou na sua página:
    Serra de Siona
    Acuba
    Vera Cruz
    Oriola
    Rio Davide

    Etc. Etc.

    Adorei

    Cumprimentos

    Airmid

    ResponderEliminar
  19. P.S.

    Interessante é que além da Vila Ruiva e da Alcaria Ruiva, existe uma localidade com um nome curioso - Gracia Menino. e mais interessante ainda é que na tal Serra Sioa, está O Terrão.

    ResponderEliminar
  20. Caros confrades,
    podem facultar-me o endereço da referida página onde consta o mapa de Álvaro Seco ?
    Carlos Calado

    ResponderEliminar
  21. http://sherpq.bay.livefilestore.com/y1pB4ImVdUbeYi_n1Z0RRN3Oqgkg_a9D_MgcCRIKYsgRFiU92QZKXNCdkijKGjsmXxGpiACniswZ5Q/Portugalliae.jpg

    Portugalliae é provavelmente o primeiro mapa de Portugal.

    Descrição:
    Portugalliae que olim Lusitania, novissima & exactissima descriptio.
    Feito por Álvaro Seco é provavelmente publicado em Roma por volta de 1560 com o título "Tabula Geografica Portugalliae".
    O Mapa de Portugal Portugalliae foi copiado no atlas "Theatrum Orbis Terrarum" de Abraham Ortelius e editado em 1570 na Antuérpia.

    ResponderEliminar
  22. Caro Carlos Calado

    Pode vêr o Mapa de Álvaro Seco no site do José Manuel de Oliveira, Genebra - Suiça:
    josemanueldeoliveira.spaces.live.
    com/PersonalSpace.

    Bem ampliado pode vêr-se Panoias, Meseiena, Gracia Menino, S. Covado e Rio Terges.

    A Sul de Sinis:
    Vila Nova do Infante, frente ás Ilhas do Pessegueiro.

    Em Antre Teio e Guadiana:
    O Monte Sioão (ampliado, lê-se Sioão).
    O Rio Cana, Paços de Cana.
    Terrão, Vila Nova, Vila Lua? e Ouriola.
    O Rio Odego e o Rio Davim.

    Perto de Estremoz:
    Na Provincia Maior Oredond:
    O Vale do Infante, O Rio Lucifre e curiosamente Mósarz, Asouroon e Canno.

    Orión, Lua, Monte Sião, Rio David, Assuão, Canaan?

    Melhores cumprimentos

    Airmid

    ResponderEliminar
  23. Informo os distintíssimos participantes que é a primeira vez que aqui escrevo um comentário, e que sempre que o faça será devidamente identificada. Muito me espanta que passem a vida a imaginar que comentários anónimos são meus, mas enfim!
    Manuel Rosa, já agora, e como lhe disse há uns tempos, acho óptimo que escreva poesia e faça música, são óptimos hobbies.
    Aproveito para informar que é por confusões deste teor que no Colombina deixaram de entrar "anónimos", mesmo os já conhecidos e "topados" á légua.

    ResponderEliminar
  24. @ Airmid

    Lamentavelmente existem, ao meu conhecimento, poucos arquivos digitalizados dos mapas e manuscritos portugueses, tenho um filing que estes arquivos dos Açores escondem coisas interessantes!

    "Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo (com mais de meio milhão de diferentes títulos e cerca de dois milhões de manuscritos) e o Depósito Legal dos Açores, onde é conservado um exemplar de qualquer publicação editada em Portuga".
    Gostaria que alguém encontrasse rastos da venda do Canada português aos ingleses...

    Contente de saber que achou interessante o "meu" Portugalliae.

    A ler a entrevista a este GRANDE português:
    "Ninguém tem medo da morte. É a entrada para o absoluto"
    http://dossiers.publico.pt/noticia.aspx?idCanal=2693&id=1352734

    Cumprimentos,
    José Manuel
    Genève Suisse.

    ResponderEliminar
  25. Caro José Manuel

    Alguém há-de encontrar! Alguém há-de encontrar!
    Quem sabe, se isso não aconteceu já?!

    Há cerca de dois anos, o Manuel Rosa referiu o documento dos arquivos do Vaticano que revela a existência da filha do Infante D. Henrique.

    E agora, surge o Segredo da Rainha Velha.
    Tudo se conjuga, não é?!
    É apenas uma questão de Tempo.
    Apenas de Tempo.

    O Olhar, esse, foi sempre o mesmo.

    E neste momento, já todos conhecemos a História.

    Misteriosa.Emocionante. Comovente.
    Nostálgica.

    Até Sempre

    Airmid

    ResponderEliminar
  26. Tudo isto meterá o Almirante - cardador de lás - Genovês Colombo "descobridor da América" no caixote do lixo da história da humanidade!

    Do que é que são feitas estas cordas com 4000 anos?
    Utilizadas em navios de grande porte?

    Coils of Ancient Egyptian Rope Found in Cave
    Rossella Lorenzi, Discovery News

    http://dsc.discovery.com/news/2008/06/20/rope-cave-egyptian.html

    June 20, 2008 -- The ancient Egyptian's secret to making the strongest of all rigging ropes lies in a tangle of cord coils in a cave at the Red Sea coast, according to preliminary study results presented at the recent congress of Egyptologists in Rhodes.

    Discovered three years ago by archaeologists Rodolfo Fattovich of the Oriental Studies University of Naples and Kathryn Bard of Boston University, the ropes offer an unprecedented look at seafaring activities in ancient Egypt.

    "No ropes on this scale and this old have been so well preserved in their original context -- in Egypt or elsewhere," Bard told Discovery News.

    Carefully wrapped in coils by ancient Egyptian sailors almost 4,000 years ago, the ropes were found in a hand-hewn cave at the ancient Red Sea port of Marsa Gawasis, 23 kilometers (14 miles) south of Safaga.

    "The cave is really spectacular. Over 30 coils of ropes lie on the ground as if they had just been left there. Amazingly, these ropes were stored in the same way as nowadays sailors store their shipping cords -- just coiling and tighting them in the middle," archaeologist and rope analyst Andre Veldmeijer told Discovery News.

    Most of the coils were recovered from the back of the cave. There are at least two layers of ropes. In their report, Veldmeijer and colleague Chiara Zazzaro of the University of Naples, estimated that more than 60 complete coils of cords are stored in the long, deep cave.

    "Each cord is about 30 meters (98 feet) long and is very thick. No doubt these ropes were made for strong, heavy duties, Veldmeijer said. "Basically, they were hauling truss components. They ran above the deck, secured at the bow and at the stern, to produce structural cohesion for the ship,"

    The theory is supported by the fact that the estimated length of the Egyptian ships is about 10 meters (33 feet) shorter than the ropes' lengths. This shows that sailors had five meters (16 feet) at both ends to tie the ropes.

    The researchers are still puzzling over the material the ancient Egyptians used to make such a strong cordage.

    "It's really intriguing. We know that the ropes are made of vegetable fibers only," Veldmeijer said. "Moreover, they are of one type of vegetable fiber -- Egyptians never used different materials together to make ropes. We can exclude the usual, known materials, such as halfa grasses, papyrus and palm. It's possibly reed... We hope to solve the puzzle by the end of the year."

    Meanwhile, excavation work at Marsa Gawasis continues. The site abounds with man-made caves cut into the rock. They all seem to be filled with seafaring remains.

    "We found remains of ship timbers, anchors, expedition equipment, cargo boxes and pottery. Analysis has shown that these caves contain the world's oldest maritime artifacts," Fattovich said.

    As for the ropes, the researchers believe they are the well-preserved riggings from an Egyptian seafaring expedition to the fabled Land of Punt (around present-day Somalia), in the 12th Dynasty, almost 4,000 years ago.

    "We found hieroglyphic texts about these expeditions, and even some materials brought back from Punt, such as ebony, obsidian and pottery from eastern Sudan, Eritrea and Yemen," Bard said.

    The most famous expedition to the mysterious and exotic Land of Punt was conducted during the reign of Queen Hatshepsut and is described in bas-relief inscriptions in her funerary temple at Deir el-Bahri.

    "We are now excavating the harbor area. Other ship remains are coming to light. This is such an important site. There is much more to discover," Fattovich said.

    Vidio;
    http://link.brightcove.com/services/link/bcpid1612722482/bctid1620576836

    Tudo isto meterá o Almirante - cardador de lás - Genovês Colombo "descobridor da América" no caixote do lixo da história da humanidade!

    José Manuel (Genève Suisse)

    ResponderEliminar
  27. Caro José Manuel, eu também ando à procura da informação da suposta venda das terras de João Álvares Fagundes pelos seus descendentes a ingleses. Mas as terras dos Corte Real eram distintas, pelo que suponho que não foi tudo vendido (ainda em 1579 D. Henrique confirma o senhorio da Terra Nova aos Corte Real).
    Vi esta informação da venda numa passagem presente no Archivo dos Açores digital, que por sua vez dá a referência que isto se encontra em:
    Boletim da Soc. de Geogr. de Lisboa, 1877 - Nº 2, p. 76

    Há alguém que tenha a informação deste boletim? Gostaria de saber o que diz exactamente!

    ResponderEliminar
  28. Cara Airmid e caro 'anónimo',
    obrigado pela informação com o link da página onde consta o Portugalliae.
    Muito interessante.
    Alguns dos topónimos perderam-se na voragem do tempo, mas a maioria são perfeitamente actuais, ainda que tenham mudado de grafia.
    O que a Airmid pergunta se será Vila Lua é Vila Alva (concelho de Cuba, no mapa ortografado como Acuba, tal como Redondo está ortografado Oredondo).
    O que a Airmid leu como Assourom é Mourom (Mourão), Canno é a vila de Cano, Mósarz é Monsaraz e Rio Lucifre é a actual Ribeira de Lucefecit.
    Vila Nova do Infante é a actual Vila Nova de Milfontes, mas Vale do Infante não sei o que seja.
    Cumprimentos
    Carlos Calado

    ResponderEliminar
  29. Caro José Manuel

    A corda sabe-se que é feita de um material diferente do usado nas cordoaria Egípcia, embora ainda não esteja identificado.
    A Terra de Punt, a Terra de Deus, a terra até onde os Egípcios viajaram, e de onde levaram "As Maravilhas da Terra de Puk", é que ainda ninguém descobriu onde fica.
    Talvez os nossos revisionistas preferidos, a situem em Génova. Tudo é possível nestes tempos de PREC de 5ª!!!
    Irónico, é vêr Nápoles ajudar a cavar a sepultura de Génova.

    Eu bem disse, que o importante em toda esta História era o Olhar de Henrique, o Navegador.
    O Olhar de Henrique e a História de Amor, mandada gravar por Hatshepsut
    Mas ninguém me acreditou....

    Onde estará Safara, no Mapa de Álvaro Seco?

    Até Sempre

    Airmid

    ResponderEliminar
  30. cara Airmid,
    Safara está lá mesmo na sua localização actual(+/-), no mapa de Álvaro Seco. A grafia é que é bastante diferente:
    Procure Moura (está na vertical de Beja, mais abaixo, no sentido de Castela)e siga o rio Ardila:
    "Cafra" --> Çafera (?) --> Safara

    cumprimentos
    Carlos Calado

    ResponderEliminar