quarta-feira, abril 07, 2010

Quem Não Busca Respostas Jamais as Encontrará

O clima é uma daquelas coisas que parece ser constante: Frio no Inverno, Flores na Primavera, Calor no Verão e durante o Outono a maioria das árvores perdem suas folhas e chega de novo o frio. Este padrão é tido como normal de década em década e século em século.
Mas o clima não é uma coisa regulada. É uma coisa descontrolada com variações enormes que de vez em quando cai neve no verão e faz verão no Inverno.
Aqui na Carolina do Norte poucos anos atrás foi um Inverno tão quente que as árvores estavam abrir suas flores em Fevereiro. E noutro ano no fim de Abril veio um mau tempo de neve que acabou por botar a baixo bastantes árvores por elas estarem já cheias de folhas onde a neve se agarrava.
No Pico de vez em quando caía granizo no Inverno e lá de uns 100 a 100 anos até neve se vê cair. Isto são coisas raras que acontecem e que os povos do mundo todos têm testemunhado durante milénios.
Porque é que eu falo disto? É minha crença que Cristóvão Colón arribou ás costas do Canadá em Fevereiro de 1477. Isso em si não é nada de especial, pois os Vikings lá chegaram no ano 1000 e antes deles de certo outros Europeus até lá viajaram. 
Pois já antes do ano 150 os Europeus navegavam até à Islândia, como nos diz Ptolomeu.
Na discussão com o senhor Jorge Matos, no post abaixo, ele diz "Os locais de que fala são praticamente impossíveis de alcançar em Fevereiro: têm sempre gelo..." E com esta atitude tenta negar que tal viagem fosse feita.
Eu não tenho provas absolutas que a viagem foi feita até ao Canadá, mas o que eu sei é que o argumento do gelo não serve. É verdade que normalmente  existe gelo naquelas partes mas é também verdade que o clima não é constante e que um Verão mais quente que o normal faz com que haja menos gelo no canal entre a Groenlândia e o Canadá. 
E é mesmo isso que Cristóvão Colón nos diz. Ele diz que no tempo que ele lá foi o mar não estava congelado. Isto deve-nos deixar pensar que Colón esperava que o mar estivesse congelado.
A insistência dos historiadores que a viagem de 1477 foi somente feita até à Islândia é de rir. Pois a Islândia era já muito navegada naquela época e não havia nada de extraordinário nisso para o Almirante se ver forçado a tomar uma nota. As pessoas não tomam notas de coisas normais e esperadas, mas sim sobre coisas maravilhosas, inesperadas e fora do normal.


As imagens que meto aqui são todas do mesmo local mostrando o canal entre a Groenlândia e a Ilha Baffin. A primeira imagem foi tirada a 23 de Fevereiro de 2010, a segunda no 5 de Abril de 2009 e a terceira no 16 de Abril de 2002. Como se pode ver o gelo no canal não é igual de ano para ano e eu recuso aceitar a explicação do Senhor Jorge Matos de que o canal é impossível de navegar por todos os Invernos de século em século. Eu digo que se Colón passou por lá em Fevereiro era porque o gelo era pouco naquele ano e só por isso é que a viagem foi capaz de ser feita e a nota foi escrita exactamente por esse motivo. Por ser uma coisa fora do normal.
O certo é que para quem acha o possível impossível jamais se dará ao trabalho de provar que o impossível é possível. E se os nossos navegadores do século XIV, XV e XVI tivessem a atitude do senhor Jorge Matos, jamais teriam saído fora do Tejo por temer o frio, o gelo, as ondas, os ventos, a água e o vasto desconhecido.

1 comentário:

  1. Olá,

    O conflito entre o establishment e o aparecimento de algo de novo sempre existiu, por isso o seu livro só será, nesse ponto sobre a abertura dos gelos navegação no Árctico, e a possível exploração de Colombo, compreendido quando deixar de existir o actual conflito sobre o clima, este documentário " The climate conflict" ilustra bem e que recomendo pois aprendesse muito sobre o fenómeno das glaciações e dilúvios:

    As radiações solares e galácticas provocam mais ou menos enevoamento da atmosfera da Terra, resultando em pequenas eras glaciais ou aquecimento com aumento dos níveis dos mares devido ao desgelo do Árctico e Antárctida.

    Por isso não é absolutamente nada de estranhar que navegadores quinhentistas tenham tentado a passagem do Atlântico para o Pacifico pelo Árctico depois do fim da pequena era glacial de 1400 onde até a Tamisa gelou completamente. Não esquecer que a o sul da Gronelândia face ao Canada actual estava colonizado antes de 1400 por europeus, documento cuevo do Consílio de Basileia descreve a situação, também o prova a Hvalsey Church e mais seis Capelas… (7 construções de pedra como as portuguesas…) onde foram encontradas actualmente na zona ruínas de 600 explorações agrícolas, foi isso que Colombo foi lá ver…

    Alias na Wiki inglesa já se publicou um mapa com gráfico onde se vê bem os períodos de aquecimento na Gronelândia.

    Neste programa que recomendo sobre o clima, podem comprar o DVD, um dos três cientistas explica como se pode actualmente saber precisamente que temperaturas faziam nas eras e anos que se quiser saber.
    Eu não tinha a paciência que o M. Rosa tem para com o Establishment, são pessoas obtusas que não podem evoluir.

    Cumprimentos

    The climate conflict
    http://mortensenfilm.dk/documentary/the-climate-conflict

    Le secret des nuages
    (Danemark, 2007, 52mn)
    ARTE TV
    Réalisateur: Lars Oxfeldt Mortensen

    La responsabilité de l'homme dans le réchauffement de notre planète n'est plus mise en doute aujourd'hui. Cependant, plusieurs études scientifiques démontrent que les raisons de cette évolution climatique sont plus larges.
    Si personne, aujourd'hui, ne met en cause le rôle que joue l'effet de serre sur l'évolution climatique, de plus en plus de voix scientifiques proposent de le mettre en relation avec les mécanismes naturels qui se produisent à [...] grande échelle, dans le temps et l'espace. Géologues, astronomes et paléo-climatologues observent l'évolution climatique dans un contexte large de 500 millions d'années : d'après eux, le réchauffement doit être étudié en fonction de rapports complexes entre différents phénomènes. Le documentaire rend compte de ces recherches sur le réchauffement. Il présente les travaux d'un physicien danois, Henrik Svensmark, qui a mis en corrélation l'activité magnétique du soleil, les rayons cosmiques et les formations de la couche nuageuse, régulatrice des températures terrestres.

    ResponderEliminar