Alguém poder ajudar a decifrar estas Armas de Cristóvão Moniz - Bispo titular de Reona - encontrados pelo senhor João Moniz, membro da Associação Cristóvão Colon.
Segundo a discussão no tópico do Geneall.net
Segundo a discussão no tópico do Geneall.net
parece que o brasão de Cristóvão Moniz eram mais ou menos como esta imagem abaixo.
Vários Nobilários dão o Bispo Cristóvão Moniz como irmão de Isabel Moniz, mãe da Filipa Moniz que casou com o futuro Almirante Cristóvão Colon. Sendo assim, o Bispo titular de Reona, era tio da Filipa Moniz (e do Almirante Cristóvão Colon, por casamento).
Notem que a imagem do livro acima diz "D." Fr. Christovão Moniz.
Acima à esquerda temos uma hipótese de cores para o brasão fazendo ligação com Lusinhão. Ao centro temos outra opção ficando o II esquartelado com armas desconhecidas.
À direita temos uma imagem com a análise feita por Braamcamp Freire. Abaixo temos as armas de Febos Moniz tal como as armas dos Perestrelos e Teixeiras que Braamcamp Freire aceita serem o II e III quartel.
Caro Manuel Rosa
ResponderEliminarParece-me que o III esquartelado seja apenas religioso e não ligado ao "Teixeira", como pode ver em: http://heraldicamaculan.blogspot.pt/2009/08/brasoes-eclesiasticos_20.html
Relativo a Dominus, de fundo vermelho e elementos em prasta.
Cumprimentos
Rui Rodrigues
Caro Manuel Rosa
ResponderEliminarNão sendo nenhum entendido em heráldica mas apenas por curiosidade, no Atelier Heráldico, pode ver um dos Brasões dos Barros (http://www.atelierheraldico.com.br/familiares_port_ag.htm)
Tendo uma similitude com o II esquartelado do Brasão que apresenta inicialmente.
Não sei que possível ligação haveria com a família Barros (provavelmente nenhuma) mas como disse que o II esquartelado seria de família desconhecida, esta é apenas uma dica.
Cumprimentos
Rui Rodrigues