quarta-feira, setembro 12, 2012

Ajuda em Decifrar as Armas de Cristóvão Moniz - Bispo titular de Reona

Alguém poder ajudar a decifrar estas Armas de Cristóvão Moniz - Bispo titular de Reona - encontrados pelo senhor João Moniz, membro da Associação Cristóvão Colon.

Segundo a discussão no tópico do Geneall.net
parece que o brasão de Cristóvão Moniz eram mais ou menos como esta imagem abaixo.
Vários Nobilários dão o Bispo Cristóvão Moniz como irmão de Isabel Moniz, mãe da Filipa Moniz que casou com o futuro Almirante Cristóvão Colon. Sendo assim, o Bispo titular de Reona, era tio da Filipa Moniz (e do Almirante Cristóvão Colon, por casamento). 
Notem que a imagem do livro acima diz "D." Fr. Christovão Moniz.

 
Acima à esquerda temos uma hipótese de cores para o brasão fazendo ligação com Lusinhão. Ao centro  temos outra opção ficando o II esquartelado com armas desconhecidas. 
À direita temos uma imagem com a análise feita por Braamcamp Freire. Abaixo temos as armas de Febos Moniz tal como as armas dos Perestrelos e Teixeiras que Braamcamp Freire aceita serem o II e III quartel.
 


2 comentários:

  1. Caro Manuel Rosa

    Parece-me que o III esquartelado seja apenas religioso e não ligado ao "Teixeira", como pode ver em: http://heraldicamaculan.blogspot.pt/2009/08/brasoes-eclesiasticos_20.html

    Relativo a Dominus, de fundo vermelho e elementos em prasta.

    Cumprimentos
    Rui Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Caro Manuel Rosa

    Não sendo nenhum entendido em heráldica mas apenas por curiosidade, no Atelier Heráldico, pode ver um dos Brasões dos Barros (http://www.atelierheraldico.com.br/familiares_port_ag.htm)

    Tendo uma similitude com o II esquartelado do Brasão que apresenta inicialmente.
    Não sei que possível ligação haveria com a família Barros (provavelmente nenhuma) mas como disse que o II esquartelado seria de família desconhecida, esta é apenas uma dica.

    Cumprimentos
    Rui Rodrigues

    ResponderEliminar