domingo, fevereiro 04, 2007

A família de Colombo / A família de Colon


A família de Colombo

Os pais de Cristoforo Colombo foram Domenico Colombo e Susanna Fontanarossa.
Domenico Colombo era um tecelão genovês de Vila Quinto, arrabalde da cidade. Filho do tecelão Giovanni Colombo Canajole, do lugarejo de Moconesi, irmão do tecelão António Colombo, de Vila Quinto e seus filhos foram também tecelões.
Susanna Fontanarossa, do lugarejo de Benzano, era filha de Giácomo Fontanarossa, tecelão de Benzano. Pouco se sabe de Susanna, presumindo-se que se dedicava à lida da casa, a cuidar dos filhos e a ajudar o marido a cardar e tecer as lãs. Ao casar com Domenico levou como dote algumas pequenas propriedades que foram sendo vendidas para ajudar o casal nas suas permanentes dificuldades.
Temos portanto que os avós de Cristoforo Colombo, quer pelo lado paterno quer pelo lado materno, eram tecelões – actividade tradicional da família.
Tal seria a sua importância que Domenico foi representante da sua comunidade numa visita oficial a Savona.
Os tecelões de Génova usavam estandarte próprio, o qual terá servido depois para Cristoforo incluir no brasão que foi concedido pelos Reis de Espanha ao Almirante Don Cristobal Colon como armas da nobreza que já tinha de sua família.
Pelo lado paterno, os tios de Cristoforo eram António Colombo e Baptistina; pelo lado materno regista-se Coagino Fontanarossa.
Conhece-se o nome de um tio-avô paterno, Luce Colombo Canajole.
Os irmãos de Cristoforo eram Giovanni Pelegrino, Bartolomeu, Giácomo e Bianchinetta.
Bartolomeu terá acompanhado o irmão quando este deixou a sua pátria. Giovanni deve ter falecido quando Cristoforo ainda vivia com os pais, Bianchinetta casou-se com o queijeiro Giácomo Vavarello, de quem teve um filho – Pantaleone Vavarello.
De Giácomo nada se sabe, pois o outro irmão que acompanhava o genovês Colombo na sua pretensa transfiguração no Almirante Don Cristobal Colón chamava-se Diego.
Como primos de Cristoforo registam-se os seguintes filhos da António Colombo: Doménico, Benedicto, Tomazzo, Mateo, Amigeto e Giovanni.
Desconhece-se quais as suas actividades, mas o nome de três deles surge numa acta de 1496 em que decidem que o mais novo, Giovanni, iria em busca de “Cristoforo Colombo, Almirante do Rei de Espanha” para cobrar uma dívida, pagando as despesas em partes iguais e dividindo o que fosse recebido em partes também iguais.
Apenas se registam mais dois membros da família de Cristoforo Colombo: Giovanni e Paolino, filhos do seu tio-avô Luce Colombo Canajole e portanto ainda seus primos em segundo grau.


A família de Colon

Os pais de Cristóvão Colon (Salvador Fernandes Zarco) foram o Infante D. Fernando - Duque de Beja e Viseu e Dª Isabel Zarco (Câmara).
O Infante D. Fernando era filho do Rei de Portugal - D. Duarte (casado com Dª Leonor – Infanta de Aragão), era irmão de outro Rei de Portugal - D. Afonso V e ainda foi pai de outro Rei de Portugal – D. Manuel I.
Será um caso sem paralelo na história: filho, irmão e pai de Reis de Portugal.
Dª Isabel Zarco era filha do navegador e descobridor João Gonçalves Zarco, Capitão-donatário da Madeira, nobilitado com o sobrenome de Câmara, que adoptou como nome de família, casado com Dª Constança Roiz de Sá (descendente da família italiana Sciarra-Colonna).
Temos portanto que os avós de Cristóvão Colon, pelo lado paterno, eram os Reis de Portugal e pelo lado materno seu avô era um ilustre navegador dos Descobrimentos, nobilitado pelo Rei por indicação do Infante D. Henrique.

Os Reis de Portugal têm as suas origens familiares mais remotas desde a Fundação do Condado Portucalense pelo Conde D. Henrique de Borgonha. Do brasão de armas da casa de Borgonha recortou Don Cristóbal Colón um quartel que usou no novo brasão atribuído pelos Reis de Espanha.
Pelo lado paterno, os tios de Cristóvão eram o Rei de Portugal – D. Afonso V, Dª Leonor – Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico pelo seu casamento com Frederico III, Dª Joana – rainha de Castela pelo seu casamento com Henrique IV, e os infantes João, Filipa, Duarte e Catarina.
Pelo lado materno, os tios de Cristóvão Colon eram João Gonçalves da Câmara – 2º Capitão-donatário da Madeira, Rui G. da Câmara, Garcia G. da Câmara, Helena G. da Câmara (casou com o fidalgo Martim Mendes Vasconcellos), Beatriz G. da Câmara (casou com o fidalgo Diogo Cabral), e Catarina G. da Câmara (casou com o fidalgo Garcia Homem de Sousa).
A mãe de Cristóvão Colon, após a ligação com o Duque de Beja, veio também a casar na Madeira com o fidalgo Diogo Afonso de Aguiar.
Foi o Rei D. Afonso V que decidiu enviar a João Gonçalves Zarco estes quatro fidalgos para casarem com suas filhas.
Os tios-avô paternos de Cristóvão ficaram conhecidos na História de Portugal como a Ínclita geração: os Infantes D. Henrique “o Navegador” - Mestre da Ordem de Cristo, D. Fernando “o Santo” - Mestre da Ordem de Avis, D. João - Mestre da Ordem de Santiago, D. Pedro - regente do Reino e Duque de Coimbra e Dª Isabel – Duquesa de Borgonha pelo seu casamento com Filipe “o Bom”.
Os irmãos e meio-irmãos de Cristóvão Colon foram Dª Leonor – Rainha de Portugal pelo seu casamento com o Rei D. João II, D. Manuel I – Rei de Portugal, D. João – 2º Duque de Beja, D. Diogo – 3º Duque de Beja, Dª Isabel – Duquesa de Bragança pelo seu casamento com D. Fernando, os infantes Catarina, Dinis, Duarte e Simão, e os navegadores Bartolomeu e Diogo Colon, seus companheiros nas viagens às Américas.
Como primos de Cristóvão assinalamos apenas os mais destacados: D. João II – Rei de Portugal (filho de D. Afonso V), Maximiliano I – Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (filho de Dª Leonor) e Dª Joana “a Excelente Senhora” (filha de Dª Joana) que veio a casar com o Rei D. Afonso V de Portugal e foi preterida na sucessão ao trono de Castela em favor de Isabel “a Católica”.
De entre a vastíssima e ilustre família de Cristóvão Colon salientamos apenas três dos seus primos em 2º grau: D. Pedro – Condestável de Portugal, Mestre de Avis e Rei de Aragão; D. João – Príncipe de Chipre pelo casamento com a Rainha Carlota de Lusignan (ambos filhos do Infante D. Pedro – Regente do Reino e Duque de Coimbra), e Dª Isabel “a Louca” (filha do Infante D. João – Mestre de Santiago) - Rainha de Castela pelo casamento com o Rei D. João II de Castela (foram pais da Rainha Isabel “a Católica”, pelo que esta era prima em 3º grau de Cristóvão Colon).

Fontes:
Cristóvão Colombo, Almirante do Mar Oceano – Samuel Eliot Morison
História de Portugal – A. H. de Oliveira Marques
“Colombo” Português, provas documentais – Mascarenhas Barreto

Nobiliário da Ilha da Madeira - Henrique Henriques de Noronha (www)
O Mistério Colombo revelado - Manuel da Silva Rosa

Carlos Calado - Amigos da Cuba

Sem comentários:

Enviar um comentário