sexta-feira, novembro 09, 2007

Há erros que arrasam uma tese

Os historidores que participam no blogue da Pseudo-História Colombina deveriam de se fiar menos nos seus preconceitos e investigar as coisas melhor.
O orgulho com que o Senhor Coelho escreveu a seguinte entrada apontando para um erro meu seria muito bem aceite até por mim se não fosse mesmo um grande erro dele. Vejamos o que ele escreveu:

"Há erros que arrasam uma tese
«A 4 de Março de 1493 dá-se um acontecimento que obriga de imediato à redefinição da correlação de forças que se fora conseguindo instalar. Nesse dia arribou ao Restelo Cristóvão Colombo...» F. Contente Domingues, «A disputa
pela posse do Atlântico e a política de D. João II. O tratado de Tordesilhascv», Portugal no Mundo, dir. Luís de Albuquerque, vol. 1, Lisboa, Selecções do Reader’s Digest/Alfa, © 1989, imp. 1993, p. 375.
-*-
«
...a seis dias de Março arribou arrestello em Lixboa Christovam Colombo Italiano...Mas Rui de Pina errou em metade desta frase.E perguntamos: “Então se ele errou em metade porque devemos de acreditar nele sobre a outra metade?”Sim Rui de Pina errou. Mas nenhum historiador antes de nós apontou o erro porque NÃO sabem que Rui de Pina errou.» Manuel Rosa (19-01-2007) sobre o problema irrelevante se Cristóvão Colombo chegou ao Restelo a 4 ou a 6 de Março.
Quem erra numa coisa não errará noutra?
Por: J. C. S. J. às 15:55 "


Primeiramente a data no Codex 632 (página 76 verso) é mesmo 6 de Março e segundamente, por o Prof. F. Contente Domingues usar a data correcta não significa que foi a data tirada do Codex 632. Alguém falou de falácias????

Para quem não acredita veja com seus olhos:



8 comentários:

  1. Caro Manuel Rosa

    Porque razão insiste que o Coelho e o JCSJ são uma e a mesma pessoa? Já reparou que um é historiador e o outro engenheiro? Ou será que o Coelho é tão brilhante que acumula várias licenciaturas e profissões?

    ResponderEliminar
  2. Porque ja cometeu varias vezes o erro de se trair no forum do geneall.net.
    Coelho = J.C.J.S = Pseudo-Historiador doutorante = Pagina do autoritario autor do blog pseudo-historia Colombina.

    Aqui vão três perguntas sobre a pseudo-historia da F.A = Marinar = Mavasc, bem mais interessante porque nada hipocrita como a tua.

    F.A ou Mavasc são alcunhas de uma mulher de 60 anos chamada "Maria Benedita Laros Moreira Campos de Vasconcelos" casada com "José Luis Saraiva de Barros e Vasconcelos", sendo este filho de "Guilherme de Barros e Vasconcelos", Fidalgo da Casa Real. (Dados publicos genea)

    Lembre-se que esta Maria Benedita tem-se declarada publicamente SOBRINHA do seu tio LUIS DE ALBUQUERQUE.
    Ora como consta, não ha nenhuma ligação com este homem.

    Esta mulher não tem a minima ligação com Luis de Albuquerque, então porque vira ela com a falsa causa do ataque ao trabalho do seu tio para tentar chacinar um livro que nunca leu na sua vida (o MCR)?

    Estariamos este tempo todo a "conversar" com a Maria ou com seu marido, José Luis ?

    Quais são as verdadeiras razões para ter tentado ao longo destes 2-3 anos censurar os novos factos e soluções para o caso Colombina?

    ResponderEliminar
  3. Velum
    Fui eu quem escreveu ao Manuel Rosa a 1ª mensagem, pela simples razão que Coelho não é JcSj.
    Quanto a eu ser Marinar...não sou. Quanto a ser FA...não sou. Quanto a ser sobrinha de Luís Albuquerque, basta consultar o Genea.Veja bem em Luis Guilherme Furtado De Mendonça Castilho de Albuquerque, note com quem ele casou,com Maria Benedita Lares de Moraes, minha Tia.Acha que eu, que sempre disse o que achava certo sem medo nenhum, preciso de me chamar Marinar, FA, ou mentir sobre o meu Tio Luís? Certifique-se, caso queira.

    Maria Benedita

    ResponderEliminar
  4. Velum

    Confesso que não percebo como é que, estando publicado no Genea, o nome de minha Mãe, minha Tia, sua Irmã e com quem ambas casaram , constando meu Tio Luís Albuquerque da base de dados do Genea, me vem com a mirambolante ideia de que nenhuma ligação existe.
    Francamente, nem percebo como é possível um disparate tão grande.
    Não frequenta o Geneaplus? Está lá o curriculum de meu Tio!

    Maria Benedita

    ResponderEliminar
  5. Diremos que enquanto leigo que sou em genealogia, não suspeitava de que o nome dele continha mais elementos do que simplesmente "Luis de Albuquerque", e de toda a maneira não tenho acesso ao geneaplus (sei de onde vem o meu povo, por isso não preciso).

    Admito que fiz prova de candidez, pois ao ler uma antiga mensagem sua ou do J.C.J.S (como coelho) no genea fiquei com a ideia de que o seu tio teve de facto uma educação pobre(em todos os sentidos), e portanto dai deduzi que ele não podia ser relacionado como você com a casa real.

    Foi um erro que reconheço de boa vontade. Espero que lhe esteja a ensinar qualquer coisa com isto...

    Mas digo-lhe que agora, reflexão feita, até foi bastante engraçado ter sido induzido em erro pela vossa mentira, a qual consistiu comparar a fulgurante ascenção social e cultural do seu tio com a do Colombo genovês.

    Desculpe ainda não poder encontrar esse antigo post.

    Mas afinal quem fala? é o Senhor ou a Senhora Vasconcelos?

    Porque é que ja tem dedicado 2-3 anos da sua vida a defender os interesses de genova?

    Cumprimentos

    F.U

    ResponderEliminar
  6. Velum
    Há aqui um engano! Meu Tio não teve "ascenção" social ou cultural alguma. Deve estar a confundir com uma referência do Coelho a ele não ser historiador de formação. Com efeito era licenciado em Matemática e engenheiro geógrafo, foi, durante muitos anos,professor catedrático na Universidade de Coimbra, da qual foi Vice Reitor. Foi, ainda, Governador Civil de Coimbra.Dedicou-se á Náutica e Cartografia dos Descobrimentos e acabou a ter uma vasta obra nessa matéria, apesar de não ser licenciado em História.
    Ou então está a confundir com Ferreira de Castro, ao qual, no Genea, o Coelho fez referência e, esse sim, é um caso de ascenção cultural fulgurante.
    Quanto a eu defender os interesses de Génova, está completamente enganado.
    Eu apenas discordo de Manuel Rosa em determinados pontos, nomeadamente genealogia, mas isso não significa que não tenha consideração por ele, que sempre foi uma pessoa civilizada no Fórum do Genea. Discordar do que alguém pensa é uma coisa, querer-lhe mal é outra! E aprecio a dedicação que tem demonstrado no estudo da vida de Colombo,apesar de não estar de acordo com muita coisa que ele diz.

    Maria Benedita

    ResponderEliminar
  7. eu também acredito que o coelho é o mesmo J. C. S. J. que já várias vezes referiu na geneall a sua irritação com o manuel rosa relativo á wikipedia para mim são os dois um o coelho é o segundo nome do mesmo dr. joão que se assina JCJS e com toda a certeza nos posts do geneall vam encontrar prova disso basta buscar em tópicos mais antigos aos de colombo.

    ResponderEliminar