segunda-feira, junho 02, 2008

Nem a CIA trabalha tanto encoberto...

Achei interessante meter aqui este email que só pela Graça de Deus veio parar às minhas mãos por causa de uma gralha no endereço de email para quem esta mensagem seguia.
O pior disto tudo é que em vez de estas pessoas começarem a pensar que há nesta história algo que deve de ser revistado, fazem o contrário. Aceitam que a história está correcta e que nós é que andamos errados.
Actuando dessa forma juntam-se em bandos secretos a trabalhar por detrás das cenas escrevendo em blogues anónimamente e planeando entre si como derrubar a muralha do Colon Português para conseguirem manter de pé a farsa do Colombo Genovês somente para que os seus colegas e seus antepassados não venham a ser conhecidos no mundo como enganados em apoiarem aquela história de fantasia.

"De: xxxxxx xxxxxxxx

Data: 03/26/08 16:22:17
Para: xxxxxxxx @hotmail.com
Assunto: Manuel Rosa e suas divagações

Caríssixx xxxx xxxxxxxxxx,

Como tem passado? Espero que se encontre bem.

Bom…envio-lhe este e-mail porque penso que o Manuel Rosa já está a ultrapassar os limites de tudo…!
Como é que ele se atreve a falar mal da “comunidade científica portuguesa” se tem uma reduzida ideia dela?
Como é que o Manuel Rosa se arvora em “erudito historiador” se tem parcos conhecimentos?
Como é que fala em “genealogia” e “heráldica” se não conhece os princípios mais elementares?

Por tudo o que acima escrevi, eu tenho para mim que se impõe uma intervenção vigorosa. Bom seria que “certos meios” interviessem, até porque já existem extrapolações abusivas. Nem sempre o silêncio ou o alheamento, são as melhores respostas.
Gostaria de saber o que pensa sobre este delicado assunto.

Abraço Amigo,
xxxx x x xxxx"

Digo ainda que o Manuel Rosa mesmo sem ser perito em "genealogia" nem "heráldica" nem membro da "comunidade científica portuguesa" conseguiu provar que o brasão aceite por todos não era o verdadeiro. Conseguiu provar que a genealogia de Filipa Moniz não estava provada. Conseguiu provar que comunidade cientifica mundial estava errada em aceitar que:
- Colon não sabia medir Latitudes
- que Colon pensava viajar para a Índia
- que a paragem em Lisboa Março de 1493 foi por causa de uma tempestade.
- que o Testamento de 1498 era deveras redigido por Colon.
Enfim tudo isto só prova quanta inteligência foi necessária para fazer aquilo que os instruídos no tema não conseguiram fazer.

51 comentários:

  1. Caro Sr.Rosa,


    Nao se deixe levar por mais este bluff.

    Ora nao é que um planeamento para erradicar o perigo Rosa foi, por mero descuido, parar logo no Vosso e-mail ?! Estranho nao?

    "se impõe uma intervenção vigorosa. Bom seria que "certos meios” interviessem"

    Aposto que foi mais uma anedota da Maria Bemdita, como aquela do ADN (santa ignorancia snobista!)
    Se algo viesse a realizar-se, ui seria uma limpeza retorquida por Lisboa como aquela que esta prestes a acontecer por Napoles.

    A carbonaria portuguesa so adormeceu!

    TBF

    ResponderEliminar
  2. Penso que é um atento grosseiro de desviar a sua atençao das verdadeiras razoes pelas quais o grupinho do excelente blog rejeita sistematicamente qualquer argumento a favor do Colon Português.

    J.Rebelo

    ResponderEliminar
  3. Adenda:

    Sera que uma pesquisa genealogica aos membros do grupinho, tal como aquela aqui exposta pelo Sr.De Carvalho, permitira entrever antepassados caidos na burla?

    Uma vergonha secular em retrospectiva?

    J.Rebelo

    ResponderEliminar
  4. Errata: Onde se lé "Atento" deve ler-se "tentativa".

    J.Rebelo

    ResponderEliminar
  5. Ó Manuel Rosa que falsificação tão grosseira!
    Os membros do "grupinho" escrevem bem, não dizem destas " eu tenho para mim ",nem destas "Como tem passado? Espero que se encontre bem." Que possidoneira!!!!!!!!
    Da próxima vez apure-se!!!!!!!!!!!!!!

    Maria Benedita

    PS. Diga ao Sr. Rebelo que leia bem os posts sobre ADN e veja quem metiam no caso! Talvez assim a mente se lhe "ilumine"!Duvido, pelos comentários aqui colocados, mas também deve ter sido erro no destinatário: eram para enviar ao " Gato Fedorento"1

    ResponderEliminar
  6. Incrível!!!


    Melhores cumprimentos

    Marco

    ResponderEliminar
  7. Caros leitores e contribuidores.
    A carta veio parar às minhas mãos re-encaminhada pela pessoa que a recebeu pelo erro do escritor.
    Não me façam revelar quem a enviou e para quem seguia. Pois não tenho nenhuma razão para inventar história nem para inventar um bando de contrários. Pois basta somente ir ao P-H para ver uma multidão deles.

    Aceitem a carta como verdadeira pois é somente para proteger os culpados,- pelos quais até tenho um pouco de afeição - que não divulgo os nomes.

    ResponderEliminar
  8. Manuel Rosa

    É preferível revelar os "culpados" que deixar no ar esse disparate e levar a que pensem que foi alguém do "grupinho" que o escreveu. Mais: aconselho-lhe a pôr as cartas na mesa e divulgar como é que isso lhe foi parar ás mãos. Repare que se dirige a uma mulher...e do "grupinho" sou a única. Ninguém do "grupinho" é tão possidónio que escreva dessa maneira, isso é um monumento á parolice.
    Apesar de achar que isso é bluff seu, ou diz quem é o autor ou tomo as devidas providências.

    Maria Benedita

    ResponderEliminar
  9. SENHORA BEMDITA,

    "Caro Kolon

    Levíssimas semelhanças entre os tais horrorosos e misóginos cromossomas Y são certezas de quê?
    Não estou a contestar, estou a perguntar mesmo! Um qualquer descendente da Casa de Bragança não tem essas mesmas semelhanças cromossómicas? A ignorância não é atrevida, é mesmo ignorante!

    Cpts

    Maria Benedita"

    "RE: ADN português? a prova Real » 20-04-2007, 22:01
    Autor: Mavasc [responder para o fórum]
    Caro Pedro Marinho

    Explique-me bem essa do cromossoma Y que eu não percebi! Esse cromossoma passa apenas de homem para homem? E nós, coitadinhas?

    Com os melhores cumprimentos da Maria Ben"



    A cabecinha ficou iluminada de vez ou vai mais uma dose?


    "A ignorância não é atrevida, é mesmo ignorante!"

    PS: Essa nova mania do "!!!!!!!!!" so acresce as nossas gargalhadas. Manifestação de uma raiva infantil.

    Cumprimentos,

    J.Rebelo & Co - Sempre a recordar.

    ResponderEliminar
  10. "É preferível revelar os "culpados" que deixar no ar esse disparate "

    Não caia nessa, porque a publicação de correspondência de carácter privado (seja ela a papel, ou electrónica) é muito certamente um acto penalmente repreensível.

    Mesmo havendo esse "erro" de destinatário, que acho ser bluff, o Sr estaria sujeito a uma acção judicial.

    PS: Perdoe-me a ausência de justificação legal mas o direito português ainda não é da minha competência.

    Melhores cumprimentos,
    TBF

    ResponderEliminar
  11. Chantagem: "ou diz quem é o autor ou tomo as devidas providências."

    Que lata!...tão vazia!

    ResponderEliminar
  12. Sr Rebelo

    O meu mail é beneditavasconcelosarrobahotmail ponto com
    Se quer uma explicação para a frase sobre o cromossoma Y mande-me um mail que eu respondo. Em público não o farei!

    Sr. TBF

    Eu posso processar de imediato o Manuel Rosa. Não o faço porque, em privado, estamos a apurar factos.
    O que aqui foi dito chega para a interposição de processo crime em Portugal.

    Maria Benedita

    ResponderEliminar
  13. Sra. Benedita,

    Bem que eu ignore totalmente o direito processual português, garanto-lhe que uma carta, sem nome de autor e sem qualquer referencia a outra pessoa que o interessado, não tem por onde se lhe pegar para qualquer acção judicial.

    Pare com chantagens vergonhosas e guarde esses vocábulos da treta (porque não aplicáveis aos factos) para si, o seu conhecimento do ADN bastou para nos dar uma ideia de quem actua ser.

    TBF

    ResponderEliminar
  14. Sr.TBF

    Este site foi, de imediato, inteiramente copiado. A referência do Manuel Rosa ao grupo do colombina é explícita e há uma única mulher metida nisto: eu. Se não sabe que isto pode enquadrar um crime de difamação, lamento. E não é "processo penal" é Direito Penal" o processo é outra coisa, quer cível quer criminal.
    Não estou a fazer chantagem nenhuma, mas, se me metem num embrulho, exijo esclarecimentos.
    Felizmente o Manuel Rosa é mais sensato que o Sr.

    ResponderEliminar
  15. Caros Leitores,
    Eu não queria com esta carta apontar dedos a este ou aquele. O autor da carta não importa.
    O que eu queria apontar era a forma como estamos todos a enfrentar esta polémica.

    Estamos a actuar como crianças num jardim de escola a tentar proteger pessoas que andavam e andam erradas sobre a História de Colon - não só em Portugal mas em todo o mundo.

    Em vez de olhar-mos para os factos da história e revistar-los um por um, aceitam logo que a história conhecida é que está correcta mesmo tendo essa já 500 anos e continuar a ser polémica.

    Nós temos hoje a possibilidade de concertar a história seja ela sobre um genovês ou português.
    Mas não vamos concertar-la aceitando factos deturpados de tecelões naufragádos e testamentos falsificados.

    Para enteder-mos a mentalidade dos "professionais" basta saber que o J.C.S.J. sem ter lido o meu livro, sem ter investigado a vida do Almirante e sem ter trazido um só novo facto a esta história achou-se em direito de escrever num blog que deveria-se de atacar a minha versão da história e para isso juntou um bando de amigos historiadores para o fazerem num blog chamado Pseudo-História Colombina.

    Isso mostra a má fé com que iniciaram este debate em vez de atacarem os pontos que eu fiz no meu livro um por um e convencerem o público que eu estou errado tentam fazer com que aquilo que eu ando apontando não tenha crédito por acharem que eu escrevo pseudo-história.

    Pseudo-História é aquela do tecelão genovês.

    E sobre crime de revelar a carta não há nenhum crime aqui. Eu recebi uma carta no meu inbox que torna-se minha assim que entra no meu PC. Eu posso fazer dela o que eu quizer. Posso tornar-la publica com todos os seus nomes ou possou manter-la secreta. Porque a carta não é falsificação nem foi roubado por mim, o direito é meu de decicidr o que fazer com ela. E ainda digo que recebi mais do que uma dessas cartas.

    ResponderEliminar
  16. Maria Benedita
    "Eu posso processar de imediato o Manuel Rosa."

    Por que razão tem a senhora de o porcessar. Fez ele algum agravo contra si?
    Não acho que o seu nome aparece nalguma linha daquela carta.
    Essa atitude só serve para reforçar aquilo que o Sr. Rosa diz de andarem a tentar calar-lo.
    Quem sabe se a senhora sabe mais do que nos deixa ver?

    Rui Pinheiro

    ResponderEliminar
  17. Vejamos calmamente.

    1. Uma mensagem é enviada por descuido ao Sr Rosa.

    Aqui tera que provar que ele roubou a passe da conta do e-mail do autor, que se introduziu sem autorização, e que enviou um e-mail para ele próprio.
    Cabera-lhe pedir ao fornecedor internet a prova de um acesso ao e-mail do autor por um "IP" correspondente ao de Manuel Rosa.

    2. A mensagem contem 2 e-mails e dois nomes, contêm ameaças graves e intenção claras de prejudicar a saúde/reputação de Manuel Rosa.

    Aqui tera que se defender perante a evidencia. A carta tem um tom ameaçante para além de uma proposta de planeamento "uma intervenção vigorosa. Bom seria que “certos meios” interviessem," para que o Sr.Rosa se cale. Podemos, pela frase exposta, supor que o autor esta a pedir auxilio de meios físicos, externos ao grupinho ja conhecido que nem sequer tem a coragem de contestar in vivo as teses que se tem debatido.

    3. O Sr.Rosa ocultou voluntariamente a identidade de todas as pessoas nomeadas neste e-mail. Nome, endereços etc
    Diga-me qual é o artigo do código que impede tal "divulgação" se o achar. A difamaçao esta absolutamente fora de causa.
    E tera que provar também o elemento que a afecta pessoalmente a si Senhora Benedita nesta mensagem totalmente anonima a todos os pontos de vista.
    So sabemos que se trata de um "Amigo" e de uma "Carissima".


    Antes de provar qualquer prejuízo tera que enfrentar o que vem escrito no e-mail, ameaças e clara intenção de planear um acto penalmente repreensível contra o Sr.Rosa.

    Isto tudo se for revelado a SUA identidade claro...

    PS: tome em conta que se acontecer algo "estranho" ao Sr.Rosa (analisando in concreto claro) nos próximos tempos as pessoas nomeadas no e-mail serao os primeiros suspeitados.

    Nao dé mais voltas, chantagem ainda por cima, o que consta na mensagem é muito grave para quem esta por detrás dos XXX. A senhora so esta em causa porque se sente como tal e que o disse aqui neste espaço. Nada lhe permite dizer que a "Carissima" cujo nome aparece em XXXX é vocé., nao existe a minima ligaçao e até seria melhor para si nao estar embrulhada neste verdadeiro "complot" ou "cabala", termos com os quais o vosso blog costuma gozar sem lhes dar o minimo credito..

    Mulheres anonimas e pro-genova que inclusive participam nos dois blogues ha muitas e eu conheço pelo menos uma que nao é vocé!
    Va inventar provas para o Colombo de genova e levante a cabeça desse umbigo!

    PS: Tenha pelo menos a modestia de nao dar liçoes a torto e a direito. Eu copiei a frase onde consta uma chantagem da vossa autoria e a Senhora nem sequer é advogada (ou na vossa imaginação mas nao na lista da Ordem dos advogados)

    TBF

    ResponderEliminar
  18. Manuel Rosa

    "Eu recebi uma carta no meu inbox que torna-se minha assim que entra no meu PC. Eu posso fazer dela o que eu quizer. Posso tornar-la publica com todos os seus nomes ou possou manter-la secreta. Porque a carta não é falsificação nem foi roubado por mim, o direito é meu de decicidr o que fazer com ela. E ainda digo que recebi mais do que uma dessas cartas."

    Pode fazer tudo isso, não pode é postar aqui essa carta, dirigida a uma senhora, e a
    única sou eu, sem fornecer mais nenhum elemento,quando solicitado, e deixando outros participantes pensarem dizerem o que querem sobre o assunto.
    É isso que configura o dolo necessário ao crime de difamação.

    Maria Benedita

    ResponderEliminar
  19. Aquilo que vocé disse nao configura nada!
    Poupe-nos a treta de uma mulher que nem aparece na lista da Ordem dos advogados.

    EU DISSE "Mulheres anonimas e pro-genova que inclusive participam nos dois blogues ha muitas e eu conheço pelo menos uma que nao é vocé(Maria benedita)!
    Va inventar provas para o Colombo de genova e levante a cabeça desse UMBIGO!"

    Mas que teimosia infantil, acorde para a vida que o mundo nao anda a sua volta!

    ResponderEliminar
  20. Sr. TBF

    Não me diga que para se ser advogada tem que se constar de uma lista! Não lhe chega pertencer á Ordem?

    ResponderEliminar
  21. 25831 advogados activos em Portugal no ano de 2008 e presentados por lei na lista do site www.oa.pt

    O seu nome nao consta, a senhora so pode ter sido advogada mas duvido ja que parece confundir desejos de acçao judicial com o a medida do possivel ou do que tem a assumir.

    Os factos sao teimosos, para isso leia também o que acabei de lhe lembrar a cerca do seu umbigo.

    Votos de boa sorte.

    ResponderEliminar
  22. Meu caro Sr.

    E qual é o meu nome, pode dizer-mo?

    ResponderEliminar
  23. Pensava que este tipo de coisas só aconteciam no reino daquele rei mais adorado dos portugueses O Salazar com sua PIDE

    ResponderEliminar
  24. Pois como um outro senhor aqui disse, são essas mesmas pessoas que ainda gozavam e gozam quando se fala em possíveis "complot" ou "conspirações" como aquelas orquestradas contra D.Joao II ou contra D.Carlos.

    Actualmente são essas pessoas a fomentar uma conspiração contra o nosso muy estimado Manuel Rosa, o que lhes impede então de crer num complot genovês sobre cristovao colom ?!

    Era tudo que tinha a dizer, um blog muitíssimo interessante que vou continuar de explorar nas mensagens antigas.

    PS: Não se deixe importunar por fantasias de acções judiciais enquanto guardar o autor e o destinatário da carta anónimos. Traidoras da pátria contra si há muitas, não duvido.

    Manuel Ramalho, Português.

    ResponderEliminar
  25. Conspiram de maneira atrevida e ainda têm o descaramento de fazerem-se passar por vitimas. A Senhora Benedita é incrível.

    Adriano de Oliveira

    ResponderEliminar
  26. Reconheço a escumalha dos princípios de 90 que roubou parte do financiamento publico para editar panfletos contra Cristovão Colombo de Cuba e o capitão Barreto à nossa custa!

    Minha senhora esse cumulo da vitimização, esse comportamento ignóbil faz de si uma pessoa extremamente NOJENTA!

    Miguel Andrade

    ResponderEliminar
  27. Ignorava até que ponto isto podia chegar.

    Gente do piorio.

    ResponderEliminar
  28. Caros Leitores,
    Não presumam que a carta está relacionada com a Srª Maria Benedita ou com alguma das pessoas que conhecemos habitualmente nestes debates. Há mais contrários que estes que conhecemos.

    Como já expliquei meti-a aqui somente porque achei importante de ver a forma como se reage com esta história.
    Em vez de pensarem que seria bom abrir o debate para que os dois lados mostrem os seus factos tentam abater o lado contrário para que NÃO HAJA DEBATE.
    Pois se a "história do tecelão" está assim tanto comprovada não deveria haver temor ao debate.
    - Manuel Rosa

    ResponderEliminar
  29. O "medo" ao dabate é tanto que, só no Geneall, estão estes tópicos a debater Colombo

    "Salas Tópicos (61-66 de 66) Autor RE: Última
    Colombo pelo Jornalista Rodrigues dos Santos ! chartri 92 10-02-06 12:20
    Falta Bisavó do Marquês de Pombal kolon 13 21-12-05 11:52
    Cristóvão, dito Colombo, era mesmo Português. anna 63 24-10-05 22:46
    COLONA e ZARCO RE: Colombo - era Português??? SUÃO 197 30-07-05 18:42
    Tipos de sangue mais comuns em Portugal Conceicao 70 28-06-05 19:39
    Família Pallastrelli alcal 24 17-01-02 21:56

    [1-30] [31-60] [61-66]
    Escudo de Armas de Colombo Clemente 196 05-10-07 02:23
    Relação da tripulação da frota de P. Álvares Cabral ELTON BELO REIS 13 20-09-07 23:34
    Cristovão Colombo - O Imperador Rosacruz josemariaferreira 50 07-09-07 23:31
    Diogo 4º Duque de de Viseu kolon 198 20-07-07 23:40
    O Mistério Colombo Revelado nas Velas de S. Jorge colombo-o-novo 0 14-07-07 19:15
    Colombo era Colon--e Nada de Novo se era Português qumandante 139 29-06-07 10:26
    A descoberta da América... Estratégia ou Aventura? colombo-o-novo 134 27-06-07 02:04
    Mesa Redonda sobre Colombo Restaurador 113 06-06-07 22:25
    Colombo, visto pelos coevos Decarvalho 10 06-06-07 09:10
    Mercadores Nobilitados Eduardo Albuquerque 69 10-05-07 14:41
    Cristóvão Colombo - Documentos Autógrafos Eduardo Albuquerque 67 01-05-07 17:24
    Colombos - Memórias Processuais Eduardo Albuquerque 45 27-04-07 23:08
    Família Colombo - Referências Eduardo Albuquerque 871 26-04-07 15:42
    Família Colombo - Interpretações feraguiar98 36 03-04-07 22:33
    O Mistério Colombo Revelado - Dr. Duarte Freitas colombo-o-novo 0 31-03-07 18:08
    Carta de 1493 e o nome Colombo fertelde 0 28-03-07 16:25
    História do Almirante Cristóvão Colombo Eduardo Albuquerque 380 21-03-07 14:12
    RE: ! feraguiar98 474 19-03-07 18:27
    Colombo por Mascarenhas Barreto Atlantique 31 18-03-07 12:43
    O Mistério Colombo Revelado no PORTO a 22 de Fever kolon 16 23-02-07 14:50
    Na Cidade do Porto - O Mistério Colombo Revelado colombo-o-novo 0 21-02-07 18:25
    Quem pesquisa por Colombo não encontra Decarvalho 0 19-02-07 22:20
    D. João II em Rui de Pina Eduardo Albuquerque 10 15-02-07 22:07
    Reis de Portugal são Moniz e Colombo era Português kolon 232 02-01-07 16:52
    Colombo - O desafio Decarvalho 3 31-12-06 17:54
    Cristóvão Colombo em Rui de Pina II Eduardo Albuquerque 234 29-12-06 10:30
    COLOMBO Revelado - o Livro colombo-o-novo 40 20-10-06 23:48
    "Colombo não era judeu" Monigo 44 16-10-06 17:13
    RE: Liberdade de expressão INCA 38 26-08-06 09:44
    Colombo - Epistola Christofori Colom Escorcio 0 01-06-06 17:58

    [1-30] [31-60] [61-66]

    Compilação de documentos sobre Colombo coelho 1077 03-06-08 17:39
    Colombo o maior escândalo da História josemariaferreira 302 03-06-08 09:53
    Colombo:magnifico ofiçio de san giorgi Panonias 14 03-06-08 02:23
    Cristóvão Colon, Portugal e a Cuba Decarvalho 184 01-06-08 19:09
    A propósito de Colombo S.ta Rita 23 29-05-08 21:31
    Aos Historiadores do meu País josemariaferreira 139 23-05-08 06:24
    IV Capítulo, :Xpo Ferens./ - Colombo Augustus_o 516 19-05-08 20:06
    Colon(bo) português "questão em Aberto" colombo-o-novo 753 14-05-08 19:56
    Colombo "português" - "paranoia" em aberto. Eduardo Albuquerque. 285 11-05-08 13:57
    Debate Publico s/Colombo,24 de Maio, pela C.M.Cuba 3888 12 02-05-08 13:00
    Colombo - Uma pérola Rosa Braz Tisana 10 31-03-08 18:45
    - Desafio - Geneologia Colombina -Domenico Colombo kolon 2 31-03-08 03:04
    A Vida e a Morte de D. Diogo de Portugal josemariaferreira 132 21-03-08 19:49
    Dom Cristóvão Colombo e Dom Fernando de Talavera josemariaferreira 7 10-03-08 10:47
    Colombo III Mavasc 1127 24-02-08 20:31
    Colombo em Odemira josemariaferreira 21 13-02-08 04:44
    Colombo-Colom-Colôn português. Discussão continua kolon 1050 08-02-08 12:53
    Devisa dos Duques de Beja: D. Fernando e D. Britez kolon 897 29-01-08 00:42
    O Mistério Colombo Revelado colombo-o-novo 548 20-01-08 19:55
    10 Jan. um filme sobre Colombo chartri 8 08-01-08 20:09
    Colon e D. João II (dois peritos Portugueses) III kolon 979 04-01-08 20:29
    « Cuba- terra de Colon: a prova Real » colombo-o-novo 637 23-12-07 03:07
    Colombo-Testamento 1488 Mavasc 102 22-12-07 23:17
    A Castilla y a León, Nuevo Mundo dio Colón Eduardo Albuquerque 252 16-12-07 19:22
    Colombo e o Papa João Paulo II josemariaferreira 17 10-12-07 18:20
    Colon, Cuba e S. Cristóvão Decarvalho 35 10-12-07 17:59
    Colombo, ADN e a Família Real Portuguesa José 34 22-11-07 09:38
    Colombo era de facto Corsário e Tecelão josemariaferreira 24 21-11-07 16:32
    Verissimo Serrão duvida da cantiga do genovês kolon 14 04-11-07 19:47
    Cristóvão Colon - Novos Factos e Pistas a seguir colombo-o-novo 1014 01-11-07 20:37

    [1-30] [31-60] [61-66]


    Que faria se não houvesse "medo"

    ResponderEliminar
  30. Pelos vistos o piolho esta aflito em proteger a "etiquette".


    Esses títulos anteriores ao e-mail, so provam que a sua bancada derreteu o que restava do Colombo Ytaliano e que agora nao pode mais avançar com o debate sem ter de abater por "certos meios" o lado oposto.

    Bela demonstraçao de democracia e de liberdade de expressao que nos deram através do e-mail onde se planeia uma verdadeira conspiração.

    Desta enterraram-se de vez!

    ResponderEliminar
  31. Caro Manuel,


    Tratou-se de um equívoco. A Maria Benedita, minha amiga, nada tem a ver com um "pretenso" complot que só existe...na sua cabeça.
    Ninguém lhe quer fazer mal!

    Referi o seguinte:

    1ª- Intervenção vigorosa.

    2ª- Intervenção de “certos meios”.


    Evidentemente que não me estava a referir a meios violentos, mas sim a uma intervenção vigorosa por parte de elementos pertencentes à comunidade científica portuguesa. Parece-me fundamental que algumas instituições ponham cobro a determinados DELÍRIOS e EXTRAPOLAÇÕES. ISTO,como é óbvio, no "campo das ideias e das palavras"!!!

    Nota: Você entrou com "cartas viciadas". O resultado está à vista.
    Por favor: não veja "filmes" onde eles não existem.
    Acha que sou um "gangster"...!??


    Cpts,

    Artur João

    P.S. A pessoa a quem enviei, por engano, alguns e-mails também não actuou de forma correcta.

    ResponderEliminar
  32. Caro Artur João,

    Niguém apontou o dedo a ninguém.
    Não venha apontar-lo a si próprio para protejer outrem.
    A carta aqui é completamente anónima e assim ficará.
    Descansem vocês que ninguém deste lado da bancada deseja mal a niguém do outro lado.
    Discutam-se os factos.
    -Manuel Rosa

    ResponderEliminar
  33. Quando de década em década se consegue fazer uma descoberta do nível que fez o prof. Manuel Rosa essas pessoas vêm a ser louvadas pelos relativos orgãos dos seus paízes.
    Talvez um dia destes o mesmo aconteça neste caso aqui em Portugal embora hoje parece que muitos não estão dispostos ao aceitar.

    RC

    ResponderEliminar
  34. Se me lembro num dos tópicos da GeneAll a Srª Maria gabava-se de ter puxado já duas vezes o tapete a Manuel Rosa e deve ser certo que andam muitas pessoas metidas nestas manobras porque devem saber que Manuel Rosa cada vez parece mais e mais correcto e eles temem virem ser chamados ao tapete.

    ResponderEliminar
  35. Sr RC, concordo inteiramente com o que você disse.

    Até por isso penso que o Sr.Rosa deveria reagir as recentes criticas dirigidas contra ele no jornal o "publico" usando o seu direito de resposta a alguém que desconhece por completo o situação política do Portugal de fins XV°.

    Manuel andrade

    ResponderEliminar
  36. Aqui fica uma refutação "básica" ao que foi levianamente dito no jornal referido pelo Sr.Andrade:

    http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=199106#lista

    "E se Daniel de Sá fosse historiador?

    «Rui de Pina, contemporâneo do navegador e conhecedor da multidão de personalidades que se moviam na corte de D. Joao II, e que, além disso, teve papel importante na preparação do Tratado de Tordesilhas, é um dos que se referem a ele como genovês.»

    -Embora Rui de Pina tenha sido contemporâneo do navegador, a sua obra literária não foi - o contexto histórico e político em que Rui de Pina escreveu já era bem diferente da época de D. João II e do "descobrimento" da América.

    «Tudo o que se descobrisse para sul das Canarias ficaria sob domínio da Coroa portuguesa, portanto nao importava muito sob que bandeira navegasse o descobridor.»

    -As Canárias estão a cerca de 27º do Equador, e as terras descobertas por Colombo estão a cerca de 20º do Equador, ou seja, a SUL das Canárias. Assim sendo importava MUITO "sob que bandeira navegasse o descobridor". A "gaffe" geográfica é lamentável mas não original.

    «...mas a primeira atitude, quando se descobria uma nova terra, era precisamente torná-la conhecida, para reclamar os direitos sobre ela.»

    -É por uns escassos anos, mas não deixa de ser uma afirmação que contém um anacronismo. É que no reinado de D. João II essa atitude de anunciar a todos as descobertas de novas terras simplesmente não existia, com a única excepção feita pelo próprio Colombo que fez tal anúncio ao mundo quando se encontrava reunido com D. João II.

    «Fora a falta de definição da primazia da descoberta de algumas ilhas das Canárias que levara a uma longa contenda entre Portugal e Castela, só solucionada pelo dito Tratado das Alcáçovas.»

    -Aqui Daniel de Sá está a inventar uma "regra do jogo" que simplesmente não existia. Então o primeiro reino a descobrir uma terra é que tinha primazia sobre ela? Desde quando? A realidade é que o primeiro reino que instalava tropas e fortificações num território é que tinha primazia sobre ele, e tinha que estar preparado para o defender militarmente se quisesse manter essa primazia.

    Cumprimentos,

    Francisco"

    PS: Muitos são os jornalistas que desconhecem o poder de influencia que detêm sobre a maioria dos leitores...desprevenidos, aconselho "MANUFACTURING CONSENT" por Noam Chomsky, uma obra prima que se encaixa perfeitamente no assunto e ao que se tem tramado pelo bando de genoveses.

    TBF

    ResponderEliminar
  37. "Reconheço a escumalha dos princípios de 90 que roubou parte do financiamento publico para editar panfletos contra Cristovão Colombo de Cuba e o capitão Barreto à nossa custa!"

    Essa gente actuava sem investigar a história. Decidiram que sabiam tudo e atacaram quem não concordava com eles. Derrotaram Barreto não com argumentos mas com força de multidão. O mesmo parecem querer fazer o J.C.S.J. com o seu bando.
    Eduardo de Albuquerque serve como o testa de ferro que vai rebuscar tudo o que é antigo limpa-lhe o pó e transcreve mas sem dar nenhumas explicações ao enigma nem respostas a quem lhe pergunta.
    Aparecem os memos documentos mas não novas explicações para se entender como isso bate certo com aquilo que sabemos hoje me dia.

    Actua como um surdo sem capacidade de interpretar algo para além de "genua".

    ResponderEliminar
  38. "Essa gente actuava sem investigar a história."
    Luis de Mello Vaz de São Payo, Marquês de Abrantes...genealogistas que nunca investigaram a história.
    Pinheiro Marques Docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em disciplinas de "História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa" (1982-1985), "História do Brasil" (1983-1996) e "Formação do Mundo Moderno e Contemporâneo" (1989-1994); consultor de várias entidades oficiais portuguesas e estrangeiras, nomeadamente Comissariado de Portugal para a Exposição Universal de Sevilha 1992 (desde 1988 até 1990), Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (até Março de 1994), Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Comissariado para a Europália 91-Portugal, Comissão para a Recuperação da Fragata "D. Fernando II e Glória", Grupo de Trabalho de Cartografia Histórica do Instituto Panamericano de Geografia e História (O.E.A.), Conselho Editorial de "The Map Collector" (até 1996); coordenador da "Bibliografia Internacional dos Descobrimentos e Encontros Ultramarinos - International Bibliography of the Discoveries and Overseas Encounters" (desde 1992); docente no Seminário sobre Náutica e Cartografia do Mestrado de História dos Descobrimentos e Expansão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1993), e arguente de provas de Mestrado nessa mesma Faculdade da Universidade Nova de Lisboa (1997); Director do Centro de Estudos do Mar e das Navegações Luís de Albuquerque (CEMAR), com sede na Figueira da Foz (desde 1995).

    P.M.

    ResponderEliminar
  39. ""Essa gente actuava sem investigar a história."
    Luis de Mello Vaz de São Payo, Marquês de Abrantes...genealogistas que nunca investigaram a história."

    Esta certo, nunca mas NUNCA investigaram a historia de Colombo nem a do nosso Colom.

    PS: Sinceras desculpas por ter lhe obrigado a copiar&colar algo que não tem nada a ver com o que tratado, nem um pouco, Colom(bo).


    M.P

    ResponderEliminar
  40. Pelos vistos nunca os leu, senão não diria tamanho disparate.

    PM

    ResponderEliminar
  41. Eu li-os todos e infelizmente admito que em nenhum deles se trata do caso Colombo, nem um só capitulo.

    Como já foi aqui dito, os factos são teimosos. Fico-me com esta desculpa para a sua mediocridade.

    PS: Copiar é fácil, ler o que vem escrito nos tais títulos é mais "chato" não acha?

    M.P

    ResponderEliminar
  42. Caro M.P.,

    Imagine você que o navegador mais famoso do mundo viveu e casou em Portugal e que tinha relações professionais directamente com o nosso rei e era possuidor dos nossos mais íntimos segredos de navegação.
    Imagine que esse homem fez um tão grande feito como descobrir um Novo Mundo usando as tecnologias de navegação portuguesas.

    Agora imagine que pelo menos um historiador sério português se deu ao trabalho de investigar a vida desse homem e escreveu um livro a explicar a sua relação com Portugal, com os seus nobres, e com o seu rei.

    Infelizmente só se pode imaginar porque nunca tal trabalho foi feito antes de 2006.

    Despresaram-no totalmente e por essa razão os factos foram-nos vendidos por terceiros de paízes alheios e ainda suportados pelos nossos académicos que engoliram as mentiras que vieram de fora sem sequer saberem aquilo apoiavam.

    Assim acontceu na RTP2 com o Historiador Dr. José Manuel Garcia que bem preparado com os nomes dos documentos e suas datas tentava apresentar uma história já completa e sem falhas só para vir admitir que de facto não conhecia a documentação nem alguma vez a tinha visto e que a história era feita por "presunções e deduções".

    Entende-se que para quem acha que a história está já resolvida que não é preciso de a investigar mas quando se traz uma tão grande novidade como um testamento falso, um casamento autorizado por D. João II uns laços familiares que incluíam os mais altos nobres do reino e provas que essa "história do tecelão" jamais pode ser verdadeira, simplesmente dizendo "Rui de Pina disse que ele era ytaliano" não basta.

    Até ouviu-se dizer que um ignorante tecelão de Génova era a "alternativa" de D. João II para chegar à Índia. Imagine que o nosso Grande Rei não teria outra alternativa em Portugal que um tecelão ignorante estrangeiro!!!!!!

    Eu acho que isto foi uma grave falha e uma falta de visão investigadora e critica dos nossos académicos.

    Felizmente temos hoje o foco neste assunto e nenhum dos livros que o/a M.P. aponta tratam da vida do Almirante Colon.
    Tratam sim de reforçar a teoria genovesa e de vender uma historieta sem pés nem cabeça que qualquer um com acesso aos factos verdadeiros encara logo como uma farsa histórica sem outra que compare.

    Todos deixaram fora a componete mais importante da vida deste homem. Segundo todos:
    - foi em Portugal que gerou o seu plano
    - foi em Portugal que aprendeu tudo aquilo que sabia
    - foi em Portugal que viveu
    - foi em Portugal que casou
    - e foi em Portugal que Ele foi feito

    E foi somente em Portugal onde nunca foi investigado.
    E ainda hoje estando a história completamente aberta insistem em não querer investigar apontando para cartas ao Papa cheias de mentiras de Colon que eles não entendem e apontando para testamentos falsos que eles aceitam como verdadeiros. Apontando para Ruid e Pina como o "Envangelho de Deus Sobre a Vida de Colon"

    De veras, tudo isto faz-me um pouco triste.
    É triste de ver tanta possibilidade de encontrar uma solução para este problema de 500 anos e que continuam a atriar à cara de todos as mesmas soluções deturpadas e as mesmas presunções erradas que nunca resolveram nada mas somente aumentaram o enigma até hoje.

    Eu sinceramente espero que um dia a verdade de quem foi Cristóvão Colon venha á luz porque estou seguro que vai-se provar que era um nobre português.

    Manuel Rosa

    ResponderEliminar
  43. Para mim está mais que provado que Portugal teve muito mais importância na vida de Colombo que aquilo que nos fizeram crer.
    Quem sabe se ainda não se vai provar que era mesmo português e que vergonha será para quem queria que não soubessemos disso?

    Marta

    ResponderEliminar
  44. Caro Manuel,


    Verifico que a "mensagem original" continua em destaque. Não sei se sabe que isso constitui um ilícito.Na verdade a divulgação do conteúdo de um e-mail "pretensamente anónimo" tem muito que se lhe diga...

    Reafirmo o que já escrevi: ninguém lhe quer fazer mal, fisicamente ou por outros meios; pretende-se,isso sim, rebater alguns dislates que propagandeia.

    O e-mail não lhe chegou "às mãos pela graça de Deus", mas sim por um reencaminhamento indevido e despropositado: a Senhora que o fez, homónima da minha amiga Maria Benedita, se tinha dúvidas escrevia-me; pelo contrário, interpretou mal(julgo eu) e fez aquilo que não deveria ter feito(tanto mais que eu já tinha enviado um e-mail a pedir desculpa pelo erro no destinatário), o que é inusitado, no mínimo!

    A sua lógica de "vitimização" não pega; não é admissível o tom provocatório e intimidatório de alguns participantes.

    Não estou a proteger alguém, que isso fique bem claro!!


    Cpts,

    Artur João

    ResponderEliminar
  45. Desculpe, sr. Artur João, mas lembra-me o que aconteceu a Humberto Delgado.

    Duvidar que o poder instalado, em diferentes níveis, não actue de forma tão "vil".

    Acusa o Manuel Rosa de vitimização?

    Quem atirou a primeira pedra?
    Portugal está a saque, pela esquerda e pela direita...

    Tudo o que diga respeito a elevar o nome de Portugal não interessa às gentes intelectualóides deste país...

    ResponderEliminar
  46. Num caso destes em que a história tem sido contestada de século em século não deixa de ser vergonhosa a atitude dos académicos em Portugal de não quererem revistar tudo de novo e até tentarem impedir a quem o faz.

    ResponderEliminar
  47. Caros Leitores,
    Eu sei que por vezes sou visto por maus olhos porque não escrevo bem em português e ainda não tiro tempo para revistar o que escrevo antes de publicar porque não há tempo para fazer tudo.
    Sei também que a minha forma de actuar, me gabando daquilo que eu consegui fazer e apontando os erros dos outros, não cai bem a muitos. Mas é a forma mais eficaz e tem servido bem.
    Não sou acustumado a louvar erros de pessoas lováveis nem de diminuir louvores de pessoas despresadas.
    Mas eu sempre tento ser honesto naquilo que afirmo e sempre dou as provas daquilo que afirmo.
    Se sou provado errado também sei ver isso e estou pronto a aceitar PROVAS concretas.
    O que não estou é pronto para aceitar que a história fique como estava dantes.
    De hoje em diante Cristóvão Colon deve de ser visto como uma pessoa inteligente, culto, experiente, e muito curajoso que servia Portugal até à morte de D. João II e que mentia aos espanhóis de propósito.
    Acho que isto está mais que claro.

    Os que me querem calar não o vão conseguir fazer e aqueles que querem diminiur o que eu fiz até aqui só o vão poder fazer conseguindo um feito maior e para isso vão quer que meter mãos ao trabalho não basta somente ir reimprimir as burrices do passado.

    Cpts,
    Manuel Rosa

    ResponderEliminar
  48. Sr. Rosa,
    Pelo que se sabe já lhe foram fechadas várias portas devido à sua falta de respeito aos conceituados académicos de Portugal vivos e mortos.
    Publicando uma carta pessoal do Dr. Veríssimo Serrão é outra forma da sua falta de respeito.
    Agora vem publicar aqui esta carta que nem sequer era para si.
    Espero que mais e mais as portas lhe sejam fechadas porque o senhor não merece respeito nenhum aqui em Portugal e ninguém o quer ver por cá falando de pseudo-história.
    Deixe a história para os historiadores e vaia escrever romances policiais.

    ResponderEliminar
  49. Ao Anónimo de Sexta-feira, Junho 13, 2008 3:35:00 PM

    Essa é uma boa atitude a ter. Em vez de se debater o assunto em aberto para que possamos chegar a uma resolução trabalhando todos em conjunto fecham-se as portas e calam-se as pessoas e pretende-se que não existe nehuma controvérsia.
    Isso faz-me lembrar do filme "Wizard of Oz" em que o "mágico" ao ver que a rapariga tinha olhado para trãz da curtina faz a personagem no ecrã dizer:
    "Pay no attention to that man behind the curtain."
    Ou seja, vendo que as paredes estão a cair á volta deles mandam fechar as portas!!!!
    Essa é que é essa.

    Manuel Rosa

    ResponderEliminar
  50. "Espero que mais e mais as portas lhe sejam fechadas porque o senhor não merece respeito nenhum aqui em Portugal e ninguém o quer ver por cá falando de pseudo-história."

    Mas que disparate!As portas são local de entrada ou saída e quer-me parecer que, essas a que se referem, serão mais as vossas portas do cavalo!O conteúdo do email e não carta, demonstra bem esse medo e não só, a forma como reagiram demonstra bem o seu "modus operandi":

    - recusaram a veracidade!
    - chamaram-lhe invenção!
    - chamaram-lhe mentiroso!
    - evocaram que o(s) suposto(s) autor(es) não usaria(m) tal linguagem!
    - ameaçaram recorrer à Lei!
    - depois reconheceram!
    - depois pediram para o conteúdo sair do sítio!
    - etc.

    Esta é a atitude clássica de quem não está seguro de si e age mais por despeito de que pela razão e humildade.
    O Sr. Manuel Rosa tem as "costas largas" e até parece que anda a pregar aos corvos, só, pedindo migalhas! Mas graças a Deus não está nem estará só, nem aqui, e muito menos fora de Portugal, onde a liberdade existe!

    Melhores cumprimentos

    Marco

    ResponderEliminar