quinta-feira, março 26, 2009

A colonização da América


Um cemitério espanhol de 1494 está a mudar as ideias sobre a colonização da América.
A análise de restos mortais de membros da tripulação de Cristóvão Colombo está a surpreender os arqueólogos e antropólogos que desenterraram um cemitério espanhol em La Isabela, na Ilha de Hispaniola, actualmente na República Dominicana.
La Isabela, o local da escavação, foi fundado por Colombo na sua viagem para as Américas, em 1493-94, e os peritos pensam que a colónia tinha certa dimensão, pois incluía edifícios públicos, uma igreja e fortificações.
A análise de 20 esqueletos permitiu detectar mulheres e crianças índias, que viviam com os colonos, bem como o que parece ser um indivíduo africano, o que, a confirmar-se, altera ideias anteriores, pois os negros chegariam à América décadas depois, como escravos.
O estudo dos dentes permitiu detectar pistas sobre a dieta destas pessoas, nomeadamente durante a sua infância. Uma das esperanças dos arqueólogos será a de identificar alguns indivíduos ali enterrados, nomeadamente os marinheiros que partiram de Sevilha.
Todos os indivíduos tinham sinais de malnutrição e alguns deles sofreram os efeitos do escorbuto.

6 comentários:

  1. Há quem diga que Diogo Colombo o velho, teve um filho de uma mulher africana negra...Bareva.

    Eu pessoalmente estou mais interessado e esperançado que ao derreterem os gelos da zona da Baffin Bay se encontrem restos de um dos Corte Real...

    Cumprimentos,
    José Manuel CH-GE

    ResponderEliminar
  2. Caro José Manuel,
    Pense neste cenário. Os irmãos Cristóvão, Bartolomeu e Diogo viveram por 7 anos numa ilha cheia de mulheres e raparigas índias que andavam completamente nuas como suas mães as pariram.
    Acha que houve só um bastardo ou centenas?

    ResponderEliminar
  3. ... (Acha que houve só um bastardo ou centenas?)
    Sim, mas estava a pensar naquele que recebeu 100 pesos em ouro de herança do Diogo Colombo o velho.

    Cumprimentos,
    José Manuel CH-GE

    ResponderEliminar
  4. Caro José Manuel

    Se esse esqueleto de raça negra, encontrado em Isabela, for o filho de Diogo o Velho, e da tal Bareva, há-de ter um Y muito interessante.

    Cumprimentos

    Airmid

    ResponderEliminar
  5. http://es.wikipedia.org/wiki/Hermandad_de_Moravia

    ResponderEliminar
  6. Caros

    Esperava que alguém referisse a manifesta impossibilidade de se construirem Edifícios Públicos, Fortificações e uma Igreja, no curto espaço de Um Ano.

    Ninguém o fez, mas vejo que alguém levantou a questão do Cristianismo, não Católico de Jan Hus, e do movimento inspirado pela concepção de Cristianismo de John Wickliffe, que foi Tutor de Ricardo II, e protegido pelo Duque de Lancaster, John of Gant, o Pai da nossa Dona Filipa de Lancaster.

    Como será a Igreja de La Isabela? Já que deverá ser anterior à chegada dos Castelhanos, talvez seja uma Igreja do Espírito Santo...

    Melhores Cumprimentos

    Airmid

    ResponderEliminar