domingo, abril 05, 2009


30 de Abril, às 18h30: Lançamento do livro no Espaço D. Dinis, avenida António Augusto de Aguiar, 17 - 4º esq., Lisboa.


1 de Maio, 15,00h – BEJA, Auditório da Ovibeja: Colóquio “Cristóvão Colon, um nobre Alentejano”. Segue-se um período de debate.

3 de Maio, às 15h30, a apresentação no Ateneu Comercial do Porto, sito na rua Passos Manuel, 44, Porto.

43 comentários:

  1. Certamente o do meio, mas eu gostaria de escolher aquele em que o titulo do livro fosse "COLON PORTUGUES".

    Pedro

    ResponderEliminar
  2. O primeiro cartaz é o melhor! para quê estar ai o Cavaco? não faz sentido!! já o terceiro não supera as expectativas...

    ResponderEliminar
  3. O primeiro cartaz, mas deveria levar como titulo "COLON PORTUGUES" tal como o Pedro escreveu...

    ResponderEliminar
  4. O problema de um livro com titulo "COLON PORTUGUES" só teria éxito em Espanha.

    ResponderEliminar
  5. Caro Novo

    Se é uma questão de marketing,o segundo cartaz vende mais.
    A curiosidade será maior, já que inclui uma personagem política da actualidade.

    Resta saber se o PR autoriza que usem a sua imagem.

    Mas eu não voto!
    Só votaria se um dos cartazes revelasse o Selo.

    Cumprimentos

    Airmid

    ResponderEliminar
  6. O presidente da republica como personagem publica num lugar publico não tem que autorizar nada penso eu...

    ResponderEliminar
  7. Esqueci-me de assinar o comentário das 4:17.

    Pode haver ai quem não queira que o livro adquira a fama que merece ao manifestar uma certa incompreensão relativamente a presença do PR no cartaz...se percebem de quem estou a escrever..

    Pedro.

    ResponderEliminar
  8. Voto por o Primeiro Cartaz mas como ja disse ha muito tempo o Nome e o problema.
    O nome deveria ser COLOMBO mas com a ultima perna do M mais claro a comecar a disaparecer e o BO cada vez mais claro e a disaparecer para Branco ou a cor da capa. Com quem diz o Nome COLOMbo esta se transformando no NOME COLOM(N) que e PORTUGUES. Isso e o mais importante e o comeco da TRASNFORMACAO de "COLOMBO" que NUNCA foi o ALMIRANTE para o apelido com que o Almirante foi conhecido em Espanha, que nem era o nome verdadeiro dele.

    Tambem acho que na capa deveria ser introduzido as Armas Heraldicas do Almirante descobertas em Santo Domingo, que foram a ultima Grande Descoberta na historia do Almirante "Colom".

    Um nome alternativo bom poderia ser Cristovao Portugues ou Tecelao dos dois um ou nao.

    REPITO o que disse antes sobre o nome do Novo Livro.....estes livros sao para corrigir a historia e ensinar por isso o nome incorrecto tem que se concertar.

    MEU COMENTARIO de 2009 Marco 24"

    "Uma Opiniao no nome do Novo Livro:

    Acho que ja' e' tempo de eliminar/engavetar o nome COLOMBO vendo que "Colon" nunca usou esse nome e o proprio filho disse que o nome do Pai nao era POMBO/COLOMBO/PIGEON mas do Grego Kolon/Membro. Sendo assim o nome do Livro deveria pelo menos usar o Falso nome correcto de "COLON" e arquivar o acreditado correcto nome "Colombo" que nem Falso Nome foi. Se estamos a corrigir os erros deveria ser assim, comecando por corrigir o nome de uma vez para sempre.

    O nome do Livro Deveria ser: Colombo com uma X Vermelho e Abaixo "COLON" PORTUGUES. Entao doutra maneira poderia ser COLOM e a perna direita do M e o BO quase a nao se ver e COLON entre " " mas bem visivel. Senao continuamos a mentira que estamos tentando corrigir.

    Assim comecamos a corrigir os erros historicos e tambem o erro do nome "ytaliano" errado que NUNCA FOI o Gigante Almirante. Daqui para o futuro usar "Colon" ou "Colom" ate se descobrir o nome verdadeiro. Mas nunca mais usar Colombo vamos deixar esse Pombo voar com as lendas fantasistas dos historiadores traidores cronistas que nem a braza a sua sardinha sabem puxar.

    Viva Portugal e Viva os nossos Herois.

    Picoense nas Indias de Colon (America).

    Terça-feira, Março 24, 2009 6:16:00 AM "

    Um Picoense nas Indias de Colon (America).

    ResponderEliminar
  9. Caro Manuel,

    Eu voto no segundo. Mas na minha opinião deveria pedir autorização do PR.

    Um Abraço,
    Alexandre Filipe Neves

    ResponderEliminar
  10. O Picoense tem razão no que diz! Mais, se querem ser levados a sério está na altura de tratarem as coisas pelos nomes e não pensarem no lucrativo

    ResponderEliminar
  11. Ao anónimo do Domingo, Abril 05, 2009 5:41:00 PM.
    Acredite-me que se eu estivesse somente a pensar no "lucrativo" teria parado com isto em 2001 quando a primeira editora recusou de publicar o livro original de Unmasking Columbus. Tendo parado aí, eu teria poupado outros 40 mil €uros que tenho gasto desde então na contínua investigação e na promoção do Colon Português.
    Mas não parei aí, segui e sigo gastando do meu próprio bolso para trazer este assunto ao público porque entendo que merece ser revelado ao mundo inteiro. Se não houver retorno, acha o anónimo que eu posso continuar?
    Eu acho que não.
    Se não houver lucro, como propôe o Anónimo que alguma editora publicará outro livro de Manuel Rosa em Portugal ou fora de Portugal? Não pensar no lucro sería a forma mais eficáz de parar com tudo e assegurar que a verdade jamais fosse conhecida.
    O Mistério Colombo Revelado foi uma edição de uns 3000 livros, acha que deu-me algum lucro? Uma só viagem a Portugal para um lançamento bastou para gastar esse lucro de direitos de autor e sabe quantas vezes eu fui aí em 2006, 2007 e 2008, gastando sempre do meu bolso?

    Eu bem queria poder chamar o livro "Colon Português" mas que serviria vender 1000 livros com o nome correcto? Quantas pessoas iríam ser afectadas pela verdade com esse plano?
    Não acha que vale mais a pena meter o livro com o nome errado nas mãos de 100.0000 mil pessoas, que tomem conhecimento da história, em vez de com o nome correcto nas mãos de 1.000?

    O nome não vai mudar num dia tal como a história não vai mudar num dia. Mais vale a pena ter 100.000 pessoas com a história verdadeira na mão que 1.000 como o nome verdadeiro. Não acha?
    Agora se alguém está pronto a me enviar um bilhete de avião, pagar um quarto de hotel, dinheiro para um Táxi, etc., etc., sempre que eu precisar para continuar em frente, muito bem voto para mudar o titulo. Mas vendo que em 18 anos já empreguei mais de 75 mil Euros nisto tudo, não acha que é tempo de pensar em recuperar algum?

    ResponderEliminar
  12. Manuel Rosa

    Não lhe vou responder às questões, pois, melhor sabe você como isto tudo funciona. A sua argumentação é mais do que convincente; mas espero que um dia a história possa ver esta figura com o seu correcto nome...

    ResponderEliminar
  13. Como eu ja disse o Nome do Livro deveria ser como o nome COLOMBO mas a desaparecer o fim do nome.
    Pode se ler que e' a forma dos TRES (3) nomes. COLON, COLOM e COLOMBO...so que a ultima perna do M e o BO ficam mais escondidos como a desaparecer (FADING into de background) como que diz esta trocando ou desaparecendo o nome e tanto pode ser COLON como COLOM ou COLOMBO...assim satisfaz-se todos os gostos.

    Make the name COLOMBO with the last leg of the M and half faded and the BO more faded...fading into the background...this still has the three names but they are FADING, changing, disappearing or being corrected or replaced in History. COLOMBO fades into COLOM & COLON. It will appeal to more people because it is apealing to the 3 names.

    Um Picoense nas Indias de Colon (America).

    ResponderEliminar
  14. Para ajudar as despesas nesta Aventura de Colon/Colom/Colombo talvez era boa ideia quem pudesse voluntariamente fazer donativos para ajudar.

    So uma opiniao para ser decidido. Mas para quem acredita nesta Aventura e quer ajudar para isto nao "morrer" acho que era boa ideia.

    Eu sei que vai aparecer os ignorantes a falar que o Senhor Manuel esta a fazer Pedidos or esta a tentar ficar rico com esmolas, etc. mas temos que deixar os ignorantes falar e continuar a acreditar e ajudar.

    So' a opiniao de um simples peao.

    Que pensao?

    Um Picoense nas Indias de Colon (America).

    ResponderEliminar
  15. SIm, é necessario. Ja que o Sr.Rosa, ao contrario dos anónimos da outra bancada, actua sempre que pode no real, para além do seu computador.

    Estou de acordo consigo, para tal seria bom um sistema de doações on-line do tipo Paypal com a possibilidade de saber de maneira transparente como estas são utilizadas.

    E talvez também criar um site dedicado à associação Cristovão Colon não ?

    São apenas sugestões para que isto va sempre mais para a frente..


    Pedro.

    ResponderEliminar
  16. Caros leitores,
    A meu sonho é fazer a verdade conhecida. Para isso trabalho noite e dia. O melhor que os leitores podem fazer é assegurar que o livro seja um sucesso (se acreditam nele) e pedirem a todos os vossos amigos e conhecidos que o comprem e escrevendo para jornais, TVs e Rádios insitigando-lhes que espalhem estas novidades.
    Com tempo se sou meritório de recompensa essa virá.

    Sobre um site de Internet para a ACC isso estará a cargo do seu Presidente e não é uma decisão minha particular embora estou de acordo que precisa-se de um que seja bilingue mesmo que seja básico.

    - Manuel Rosa

    ResponderEliminar
  17. Pena que o nome do Prof.Serrão esteja cortado pelo carimbo "novas revelações".

    A ideia das doações é algo a ponderar não acha ?

    ResponderEliminar
  18. Tenho outra ideia que talvez tenha mais sucesso.

    Sr. Manuel Rosa e se os Livros fossem encomendados e pagos antes, para entrar capital na ajuda de despesas?
    Vamos dizer que os primeiros 100, 250 ou mais livros seriam autografados por o Autor (e ate' por outrens tambem como fosse possivel) e numerados conforme a ordem fosse feita. O primeiro a encomendar era Livro No 1 e assim por ai fora. Assim envolvia mais os amigos no sucesso desta Aventura.

    So' a opiniao de um simples peao.

    Que pensao?

    Um Picoense nas Indias de Colon (America).

    ResponderEliminar
  19. Caros amigos,
    tendo lido os comentários e sugestões acima, parece-me que a ideia apresentada pelo "Picoense nas Índias de Colon" é apropriada.
    - encomenda antecipada do livro, sendo estes exemplares numerados e autografados pelo Autor.
    Sobre o site da Associação Cristóvão Colon na Internet, já deveria estar disponível, mas o nosso Membro Fundador encarregue da tarefa deparou-se com vários problemas pessoais que têm provocado o atraso.
    De qualquer forma, este Blog e a página dos Amigos da Cuba têm vindo a ser usados para os mesmos fins.
    cumprimentos
    Carlos Calado

    ResponderEliminar
  20. "Itenerário tentativo para uma viagem a Portugal"

    E se o Sr. Calado corrigisse este site, que é o dele, e deixasse de dizer dispatates sobre obra alheia?

    ResponderEliminar
  21. Maria Benedita, qualqueres erros que o Sr.º Calado cometeu na sua análise poderam ser corrigidos pela Sr.ª Maria deixando-nos aqui provas concretas dos erros na mesma forma que o fez o Sr.º Calado com APM.

    ResponderEliminar
  22. Dona MBV,

    "Obra Alheia"

    Vice tambem nao esta' a dizer "disparates" sobre "obra alheia"? Este site que aconselha a ser corrigido, tambem e' "OBRA ALHEIA" .

    Sera' que um livro ou qualquer outra obra e' "obra alheia"? Ou e' uma coisa publica para ser digestada e criticada?

    A Censura e injuria continua?
    A "Mentalidade Salazarista" ainda esta' a' vista?
    So' o que falta e' enviar a PIDE para impedir de uma pessoa discutir/criticar uma "OBRA ALHEIA".

    Muitas vezes a Liberdade e' a Pior Escravidade.

    Um Picoense nas Indias de Colon (America).

    ResponderEliminar
  23. Manuel Rosa

    "Maria Benedita, qualqueres erros que o Sr.º Calado cometeu na sua análise poderam ser corrigidos pela Sr.ª Maria deixando-nos aqui provas concretas dos erros na mesma forma que o fez o Sr.º Calado com APM.2

    Por várias razões, que deixei expressas no Pseudo Historia Colombina, nem vale a pena nem vale o incómodo corrigir o Eng. Calado.
    Quanto a corrigir o que neste blog está escrito, creio que é da maior utilidade, senão uma obrigação. O Manuel Rosa está há demasiados anos fora de Portugal, é natural que o seu português seja mau, mas ver "itenerário tentativo" escrito num blog em que um dos autores é o "corrector" Calado fica mal!


    Cpts

    Maria Benedita

    PS Quanto a juntarem-se para ajudar a despesas, acho bem, haja solidariedade.

    ResponderEliminar
  24. "Por várias razões, que deixei expressas no Pseudo Historia Colombina, nem vale a pena nem vale o incómodo corrigir o Eng. Calado."

    E se lhe dissermos que o que ele anda aqui a fazer interessa um editor?

    ResponderEliminar
  25. Cara Maria Benedita,
    Sim, é mesmo isso. O importante será corrigir os erros caligráficos do Manuel Rosa, pois a apreciação sobre o livros de APMarques não tem qualquer interesse, nem vale a pena o incómodo de alguém me corrigir.
    Surpreende-me essa sua decisão de não me corrigir, principalmente porque a senhora tem sido uma das vozes sempre prontas para defender a tese genovista. Falta-lhe a paciência? Como é bem conhecida a sua capacidade de argumentação, talvez a impotência para negar aquilo que são as contradições e falhas do que escreve APMarques a faça desanimar, e daí perder a paciência.
    cumprimentos
    Carlos Calado

    ResponderEliminar
  26. Cara Maria Benedita

    Deu no vinte,anda aqui a perder o seu tempo e isto não é lugar para si.

    Um abraço com estima e consideração

    João Amaral

    ResponderEliminar
  27. Caro Carlos Calado

    "Como é bem conhecida a sua capacidade de argumentação, talvez a impotência para negar aquilo que são as contradições e falhas do que escreve APMarques a faça desanimar, e daí perder a paciência."

    Apesar de o considerar um litigante de má fé, o que é mau, desafio-o a debater o livro de Pinheiro Marques em terreno neutro, isto é, nem aqui nem no colombina.

    Maria Benedita

    Caro João Amaral

    Eu sei que tem razão, mas...
    Peça o meu mail ao Geneall.

    Com amizade e consideração

    Maria Benedita

    ResponderEliminar
  28. Ai está, a excelentíssima Doutora Benedita desafiou Carlos Calado para um debate! Só espero que seja um debate publico - caso seja aceite - e com direito a perguntas dos espectadores, caso contrário nem vale a pena...

    Será a senhora a próxima personalidade reputada a escrever um ensaio com o objectivo de refutar a tese portuguesa?
    Pelo que escreve aqui e noutros lados parece ser a grande opositora e ter muito a dizer ao mundo.


    Cortesão

    ResponderEliminar
  29. Pela primeira vez em 3 anos a pro-Génova&taviani vai sair do anonimato do seu computador.

    Estou ansiosa para ver e ouvir o debate.

    Maria.

    ResponderEliminar
  30. Ha uns anos para ca foi lançado pelo mesmo Sr.Calado um desafio cujo prémio era algo como 1000 ou 2000 euros.

    Penso que se o objectivo era suscitar alguma resposta das massas, então falhou completamente.

    Em vez de atribuir esse dinheiro a pessoa que conseguisse trazer um documento provando a nacionalidade portuguesa de Colon, havia sim de atribuir o mesmo dinheiro a pessoa que conseguisse provar a nacionalidade genovesa de Colombo.

    Ja la vai o tempo do consenso dos 90's em que nenhum académico ousava duvidar da nacionalidade genovesa.

    Graças ao Sr.Rosa temos muito mais elementos em favor da tese portuguesa do que a tese do taviani cuja visão do saber náutico português é sistematicamente defendido aqui por uma anónima.

    Lançou um desafio com o objectivo de encontrar "O" documento sobre a nacionalidade Portuguesa de Colon, e falhou. Agora podia lançar um desafio com o objectivo de dar a conhecer a obra arrasadora do Sr.Rosa, e a tese portuguesa em geral, ao provocar os masoquistas portugueses pro-genova, e qualquer italiano por ai fora.

    Cpts,
    Abel Pires.

    ResponderEliminar
  31. Errata:

    Em vez de:

    "havia sim de atribuir o mesmo dinheiro a pessoa que conseguisse provar a nacionalidade genovesa de Colombo."

    Tem que ser:
    "havia sim de atribuir o mesmo dinheiro a pessoa que conseguisse provar a nacionalidade genovesa de COLON!"

    ResponderEliminar
  32. Cara Maria Benedita,
    essa do "litigante de má-fé" já cheira a batalha jurídica, mas olhe que não é disso que se trata.
    Trata-se tão-somente de rebater contradições e conclusões sem fundamento.
    Terei todo o gosto em debater os argumentos apresentados pelo Autor, na defesa da identidade genovesa de Colombo, este livro de Alfredo Pinheiro Marques.
    tem alguma sugestão?
    (Nota: vou estar afastado do ciberespaço por uma semana)
    cumprimentos
    Carlos Calado

    ResponderEliminar
  33. Caro Carlos Calado

    "essa do "litigante de má-fé" já cheira a batalha jurídica, mas olhe que não é disso que se trata."

    Também é, também é! É impossível despir uma farda que se usa há tantos anos.

    A única sugestão é um debate sem interferências externas, já que elas condicionam inexoravelmente o curso dos trabalhos.
    Evacue-se a sala e debata-se, em calma e boa fé, o livro de Pinheiro Marques, com todo o respeito que o Autor merece.

    Cpts

    Maria Benedita

    ResponderEliminar
  34. É mesmo «com todo o respeito que o Autor merece» que se deve ler a crítica do Engenheiro porque o Autor APM merce «nenhumm» respeito neste caso.
    Tenho seguido este assunto desde 2005 quando Manuel Rosa começou a fazer as suas afirmações no Genea e cada dia vejo aquele Autor mais e mais correcto. APM não parece ter feito nada mais que juntar de outros livros um molhinho de factos sem provas e sem lógica, tal igual como cotinua a fazer ainda hoje o JSCJ no outro blogue.
    Merecer respeito não é somente ter um nome e fama é também ser cuidadoso com as fontes onde se vai beber e cuidadoso com o que se oferece para outro ler.
    Neste caso tanto APM, como os outros três, que Manuel Rosa já criticou aqui:
    http://colombo-o-novo.blogspot.com/2009/02/as-refutacoes-fantasiosas-do-colombo.html
    e aqui: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=154400&fview
    não merecem nenhum respeito no que escreveram relativo a «Colombo». Pintaram por cima uma controvérsia com conversa vazia sem se darem ao trabalho de envestigar. Mas se eles dizem.... deve ser a verdade verdadinha. Não é?
    Por um lado desrespeita-se Manuel Rosa por ser rigoroso em pedir provas de um genovês e respeita-se quem sem rigor aceita essa falta de provas como a única solução!
    Hão coisas neste Portugal que só vistas para se acreditar!!!!!
    Vivaldo

    ResponderEliminar
  35. "A única sugestão é um debate sem interferências externas, já que elas condicionam inexoravelmente o curso dos trabalhos..."


    Não fuja Maria Benedita, queremos vê-la ao vivo, argumentando e refutando as teorias do Colon PT - até pago para ver.

    Com o rigor cientifico que você defende nas suas intervenções porque que não quer discursar live in direct e tirar-nos as duvidas todas?

    Como é que você quer convencer-nos do navegador de Genova se não é capaz de olhar na cara de um publico ansioso por ouvir explicações?

    É que existem muitas duvidas e poucas certezas...

    Talvez seja por isso que não aparece em sessões publicas da especialidade

    Cortesão

    ResponderEliminar
  36. Vivaldo

    A correcção da sua análise é proporcional ao seu "envestigar"!

    Cortesão

    Apareço e apareci nas seções públicas que achei pertinentes, nomeadamente na S.G.L.na qual tanto a presidência como um dos oradores garantiam isenção e qualidade.

    "Não fuja Maria Benedita, queremos vê-la ao vivo.."

    A isenção que garante este blog é zero, para além de que não é moderado e quem discorda sofre as inerentes represálias. Não é assim que os assuntos devem ser debatidos, para além de que "isto" pretenderia ser um debate sério, não um circo.
    Desisti de defender aqui Pinheiro Marques porque não sou masoquista e não estou para ser insultada pela turbamulta, não foi, de maneira nenhuma por o Eng. Calado estar a dizer "irrefutáveis verdades sobre a questão.

    Cpts

    Maria Benedita

    ResponderEliminar
  37. Dona MBV

    Um pouco mais de humildade.
    Corrige os erros dos outros mas e os seus?

    "Maria Benedita Vasconcelos disse...
    "Itenerário tentativo para uma viagem a Portugal"

    E se o Sr. Calado corrigisse este site, que é o dele, e deixasse de dizer dispatates sobre obra alheia?

    Terça-feira, Abril 07, 2009 9:44:00 AM"

    NO SEU segundo paragrafo acima pode dizer o que e' "dispatates"?

    So' para lhe mostrar que erros nos todos fazemos.

    Um Picoense nas Indias de Colon (America).

    ResponderEliminar
  38. Sr.Picoense nas Indias de Colon (America).

    Um coisa é uma "gralha" ou um lapsus calami,no computador o dedo pode escorregar para a tecla ao lado, outra coisa é uma frase com erro ortográfico e incorrecta, "itenerário TENTATIVO " não é português.
    Mais, o título de um artigo deve ser correcto pois chama a atenção do leitor.
    Cpts

    Maria Benedita

    ResponderEliminar
  39. o dedo pode escorregar para a tecla :)

    ResponderEliminar
  40. A anonima deve pensar que os preciosismos empregues aqui e là legitimam o denegrimento da correção e da pessoa do Sr.Calado.

    Ad nauseam também vale para o tom pompante e artificial com que se exiba aqui e là.

    Se não estiver de acordo com a sua correção diga em quê e porquê, de maneira clara e explicita e deixe-se de se vitimizar.

    Abel Pires.

    ResponderEliminar
  41. "Não é assim que os assuntos devem ser debatidos, para além de que "isto" pretenderia ser um debate sério, não um circo"


    Maria Benedita é precisamente um debate sério em torno da problemática Colon/Colombo que está a fazer falta, muita falta; mas como voce é a unica pessoa séria o resto anda a brincar no circo...

    Guerrear de blog para blog deixa muito a desejar, por isso deixo aqui um repto a ambos os lados:

    organizem um encontro cientifico onde se possam debater ideias de forma pacifica para que todo aquele que está de fora - ou não - possa chegar a uma conclusão mediante o que é exposto e não por influencia de terceiros.

    Fazer um encontro de tempos em tempos talvez rendesse mais do que isto dos blogs, até porque não será numa sessão que conseguir-se-a expor e debater toda a problemática do Almirante. À medida que surgirem novas ideias e avanços na pesquisa de ambos os lados podiam-se organizar esses tais encontros... isso sim é que era ciencia...

    Há uns meses atrás falaram-me num possível colóquio sobre o Almirante, em Lisboa, mas parece que foi só mesmo conversa.


    MB,quanto a falar deste blog não vale a pena, visto que do outro lado também acontecem coisas estranhas!


    Cortesão

    ResponderEliminar
  42. Maria Benedita,

    "tentativa" é português ou não?

    ResponderEliminar