

No passado dia 12 de Dezembro efectuou-se na Fundação Gulbenkian a ante-estreia do filme "Cristóvão Colombo - O Enigma" realizado por Mestre Manoel de Oliveira.
Inspirado no livro "Cristóvão Colon (Colombo) era Português" de Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva, o Mestre Manoel de Oliveira baseou-se no relato da vida de Manuel Luciano para abordar o tema da nacionalidade portuguesa de Cristóvão Colon, pseudónimo do nobre Salvador Fernandes Zarco, nascido em Cuba, no Alentejo.
O filme não é uma abordagem histórica sobre o Descobridor das Américas, mas sim uma visão sobre a sua possível e provável nacionalidade portuguesa, transmitida através do périplo de Manuel Luciano, ao longo da sua vida, pelos locais onde procurou encontrar indícios que confirmem quais as origens do célebre navegador.
O filme entra em circuito comercial no dia 10 de Janeiro, mas antes vai haver uma pré-estreia na vila de Cuba, dia 5 de Janeiro, onde esperamos contar com a presença de Mestre Manoel de Oliveira e de alguns actores do filme.
Manuel Rosa
ResponderEliminarAqui lhe deixo um grande abraço de Santo Natal e as maiores felicidades para os três membros da Família Rosa neste Novo Ano que se aproxima.
Desejo que tenhamos, os dois muitas discussões á nossa frente, pois isso é sinal de que estamos vivos!
Com amizade
Maria Benedita
Maria Benedita,
ResponderEliminarAgradeço os seus bondosos votos e desejo-lhe o doubro de tudo o que me deseja menos as discussões.
Embora estes últimos anos têm sido interessantes não vou ter tempo para continuar as minhas intervenções como dantes.
Para mim o importante era abrir a discussão era apontar para as falhas e fazer com que em Portugal se revistasse os factos.
Acho que o meu livro vai conseguir fazer isso embora leve ainda uns bons anos para atingir os académicos em massa.
Feliz Natal e Feliz Ano Novo na Paz do Espirito Santo.
Manuel Rosa