segunda-feira, dezembro 17, 2007

Filme "Cristóvão Colombo - o enigma"

Link
No passado dia 12 de Dezembro efectuou-se na Fundação Gulbenkian a ante-estreia do filme "Cristóvão Colombo - O Enigma" realizado por Mestre Manoel de Oliveira.
Inspirado no livro "Cristóvão Colon (Colombo) era Português" de Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva, o Mestre Manoel de Oliveira baseou-se no relato da vida de Manuel Luciano para abordar o tema da nacionalidade portuguesa de Cristóvão Colon, pseudónimo do nobre Salvador Fernandes Zarco, nascido em Cuba, no Alentejo.
O filme não é uma abordagem histórica sobre o Descobridor das Américas, mas sim uma visão sobre a sua possível e provável nacionalidade portuguesa, transmitida através do périplo de Manuel Luciano, ao longo da sua vida, pelos locais onde procurou encontrar indícios que confirmem quais as origens do célebre navegador.

O filme entra em circuito comercial no dia 10 de Janeiro, mas antes vai haver uma pré-estreia na vila de Cuba, dia 5 de Janeiro, onde esperamos contar com a presença de Mestre Manoel de Oliveira e de alguns actores do filme.

2 comentários:

  1. Manuel Rosa
    Aqui lhe deixo um grande abraço de Santo Natal e as maiores felicidades para os três membros da Família Rosa neste Novo Ano que se aproxima.
    Desejo que tenhamos, os dois muitas discussões á nossa frente, pois isso é sinal de que estamos vivos!

    Com amizade

    Maria Benedita

    ResponderEliminar
  2. Maria Benedita,

    Agradeço os seus bondosos votos e desejo-lhe o doubro de tudo o que me deseja menos as discussões.

    Embora estes últimos anos têm sido interessantes não vou ter tempo para continuar as minhas intervenções como dantes.
    Para mim o importante era abrir a discussão era apontar para as falhas e fazer com que em Portugal se revistasse os factos.

    Acho que o meu livro vai conseguir fazer isso embora leve ainda uns bons anos para atingir os académicos em massa.

    Feliz Natal e Feliz Ano Novo na Paz do Espirito Santo.

    Manuel Rosa

    ResponderEliminar