sexta-feira, janeiro 25, 2008

Como se atraía espiões para o serviço do Rei

Carta do Ministro Português João de Mendes de Vasconcelos desde Logronho ao Rei D. Manuel I. (Torre do Tombo, Gav. 15, maço 10, número 36, Transcrita por Navarrete no Tomo 3 pg. 140)

Senhor,
João Diz de Solis, o piloto, que me Voss’ Alteza escreveo que lhe diserão que hia a Malaca, está aqui; e mandeio muitas veze puscar, e oje falei co ele, e veo co ele hu seu irmão, que diz que foi a India, e que tem na casa da India mais de trezentos ducados. E o que tomei de Joaõ Diz he, que had d’ir como vier h’Abril cõ tres navios; a saber, hu de cento e setenta, e outro d’oitenta, e outro de quarenta tonés : diz que ha d’ir ver e demarcar o de Castela : e a pratica foi muito larga ; e o que d’ele nela pude tirar he, que aa ele lhe parece que Malaca caee na demarcacao do de Castela : é eu lhe disse tudo o que me pareceo que compria a voso serviço ; e ele se me fez muito agravado de Voss’ Alteza, e o principal agravo he não lhe pagarem o que se lhe deve, e diz que tem tres alvaraes de Voss’ Alteza para que se lhe page o que se lhe deve na casa da India, e que nem por eles, nem por servir, nem por nada, nunca lhe pagarão hu soo real d’ oitocentos cruzados que diz que tem na casa da Índia ; á qual cousa lhe não crî, porque ainda que não fora senão por descargo da conciencia de Voss’ Alteza se deverá de fazer, canto mais as táes pesoas, se bem servem, e que não tem outra cousa de que viver : e diz que desesperado de se lhe não pagar, se veo qua. Eu não sei nada do mar, e com tudo digo, que me parece que ele fala no mar, como quem sabe o que fala : e diseme, que lhe screverão de Malaca hua carta de três folhas de papel, das demarcações e grados e linhas, por os quaes ele cuida que Malaca he do de qua ; é diz que tãobem lhe screverão que Alfonso d’ Albuquerque fizera hua armada pêra o chis, que são mais de quatrocentos legoas dentro da demarcação de Castela, e que de Lisboa partirá outra a parte das Antilhas, que muito craramente he de Castela. Aqui está hu Ourives, a que chamao João Anriques, o qual esteve na Índia ; e também se me fez agravado, e Voss’ Alteza lhe deve certo denheiro ; este me dise que armavão os três navios em Lepe, e que o Joaõ Diz hia por capitão principal, e que ele hia em hu dos nacios poer xaputao e qe avião de paartir em Marco e que ele sabe mais das alturas que Hão DIZ e asi hu filho seu e que mostrara que Malaca está na demarcação de Castela. Pergunteilhe o que lhe davão e diseme que agora asentara cô el Rey e que lhe davão cando servise vinte e cinco mil e cando não vinte mil. Eu dise a hu e a outro a cada hu por si, como se qua pagavão estes asentos e tudo o mais que a esta matéria compria ; e pareceme que se Vossa Alteza dese a este Joaõ Anriques doze ou quinze mil reis cad’ anno que se iria pera Portugal a servivos e que levara seu filho que diz que sabe tanto com’ ele. O Joaõ DIZ de Solís diz que lhe dão qua duzentos cruzados cad’ anno e que lhos pagão a os terços em Sevilha na casa das Antilhas e mais que he piloto mor e outros ventos : este não sei se se poderia así arancar por diz que se lhe não guardarão jaa por duas vezes os vossos alvaraes ; mas con tudo ! boo penhor, hé ter ele la oitozentos cruzados e o irmão trezentos! Mas o Anriques pareceme que logo se iria porque ele e a molher são portugueses e fez-se-me tão prove que foi necesareo darlhe dinheiro por saber dele o que pasava e ele me dise que de Sivilha screvera ja a Vos’ Alteza desta armada que se fazia e que escrevera a Vosa Alteza que mandase a ele algu piloto ou quem soubese do mar pêra lhe dar algus avisos que comprião á vosso serviço. Destes homes não conheço nada e eles me dizem que cuidão que estarão aqui pouco e que se irão pêra suas casas que são em Sevilha a d ‘Anriques e em Lepe a do Solis ; mas por o que deles me parece folgaria muito por o remdiar isto de maneira que vos não façao tal desserviço que seja maao de remediar porque tode las cosas tem começo, Nosso Senhor goarde e acrecente a vida e muito real estado de Vossa Alteza e lhe de todo o que deseja, de Logronho a 30 de Agosto 1512.

Sem comentários:

Enviar um comentário