quinta-feira, abril 23, 2009

COLOMBINADAS (8)

APRECIAÇÃO CRÍTICA AO LIVRO
PORTUGAL AND THE EUROPEAN DISCOVERY OF AMERICA
Christopher Columbus and the Portuguese

(de Alfredo Pinheiro Marques, Ed. INCM 1992)

Parte 8
3.4. A primeira viagem de Colombo e a sua chegada à “Índia”

pág. 71 – com a aprovação do seu projecto em Abril de 1492, Colombo tinha finalmente os meios para desenvolver o seu esquema.
(…)
A expedição largou de Palos em Agosto de 1492 e apontou para as Canárias, de onde navegou em Setembro para desbravar o Mar Oceano.
Porquê as Canárias? Sem dúvida porque a experiência de Colombo nas rotas Atlânticas portuguesas tinha-lhe ensinado, o que não era geralmente conhecido, que o sistema de ventos do Atlântico Norte significava que encontraria ali os ventos favoráveis para navegar para oeste, enquanto os ventos prevalecentes perto dos Açores o ajudariam no regresso.
+ O Autor não tem dúvidas de que CC se dirigiu para as Canárias para dali beneficiar dos ventos favoráveis para Oeste. Mas para além desse factor, é conveniente não esquecer que era precisamente o meridiano das Canárias que estabelecia a linha divisória entre as zonas em que Portugal e Castela podiam efectuar navegações de exploração.
CC terá seguido constantemente sobre essa linha imaginária, navegando para Oeste, mas nos derradeiros três dias rumou para Sudoeste, entrando assim na zona portuguesa, onde encontrou terra a 12 de Outubro.

Pág. 71 – Nós sabemos que Colombo não empregou nenhuma forma de navegação astronómica, por exemplo quadrantes ou astrolábios, como os portugueses já estavam a fazer nos mares da Guiné. E quando ele se refere às latitudes das terras que encontrou no Ocidente, ele é bastante impreciso (seriam erros genuínos ou será possível que Colombo estivesse a tentar determinar que as novas terras se situavam a norte do paralelo definido pelo Tratado Luso-Castelhano de 1479-80?)
+ Pelo que está registado no Diário da 1ª viagem, sabemos que CC efectuou medidas astronómicas, pelo menos no dia 30 de Outubro; nesse dia ele registou no livro a latitude de 42º Norte. Questiona o Autor a possibilidade de que CC estivesse a tentar determinar que aquelas terras estavam acima do paralelo das Canárias e que, portanto, pertenceriam a Castela. Só que não aprofunda a hipótese para poder chegar a algumas conclusões. Talvez porque chegaria a conclusões contrárias às que defende.
Como já vimos, CC dirigiu-se primeiramente para as Canárias, para dali rumar a Oeste. Ora começando a navegar sobre os 28º N, sempre para Oeste, o mais provável é que se mantivesse, grosso modo, sobre os 28º N.
Como nos últimos três dias inflectiu para Sudoeste até encontrar S. Salvador e depois rumou genericamente para Sul até chegar a Cuba, o mínimo que CC poderia saber, sem margem para dúvida, é que estava numa latitude abaixo dos 28º N. Se registou, então, 42º N no seu Diário, não foi naturalmente devido a um erro na leitura da latitude, mas sim de forma deliberada, tal como, de forma deliberada, sempre registou nos livros distâncias inferiores às efectivamente percorridas. ["Nós sabemos que Colombo não empregou nenhuma forma de navegação astronómica." !!! O quê???? É a este tipo de invenções que se tem chamado História e a este tipo de inventores que se tem chamado historiadores. APM não investigou nada sobre o assunto que escreveu. Baseou-se somente naquilo que outros, também mal informados escreveram, e mostrando a sua capacidade para não investigar e nem sequer a capacidade de conseguir pensar por si, escreve que um navegador se meteria ao alto mar sem instrumentos para fazer navegação astronómica. Que falácia? Que nos explique então como iríam navegar? Com Radar? Com GPS? Ía o barco seguindo uma corda de um lado ao outro? Um caminho de Ferro? Que lixo se tem deixado passar como história! APM nem leu o Diário de Bordo de C.C. se o tivesse lido, como se requere que seja feito para alguém que vai escrever sobre o assunto da 1ª viagem, teria encontrado as seguintes menções, entre outras:
Segunda, 17 de Setembro de 1492 "T
omaron los pilotos el norte marcándolo y hallaron que las agujas noruesteavan una gran quarta...Cognosciólo el Almirante, mandó que tornasen a marcar el norte en amaneçiendo y hallaron que estavan buenas las agujas."
Sexta, 2 de Novembdro de 1492, "
Aquí tomó el Almirante el altura con un quadrante esta noche."
Quarta, 21 de Novembero
1492 "
Pero aquí dize que tiene suspenso el quadrante hasta llegar a tierra...Para creer que el quadrante andava bueno le movía."
Quinta, 13 de Dezembro de 1492
"
Dize también que halló por el quadrante que estava de la línea equinocial 34 grados."
Domingo, 3 de Fevreiro, 1493
"
Parecióle la estrella del norte muy alta como en el Cabo de Sant Viçeynte. No pudo tomar el altura con el astrolabio ni quadrante porque la ola no le dio lugar."
É triste ver como os discípulos deste Culto da Verdade, iniciados pelos seus profetas e com os seus coloridos diplomas em Estória juntam-se todos no Coro da igreja P-H Colombina para cantar sobre a verdadeira religião da História do tecelão. Que pouca vergonha têm sido os historiadores Portugueses neste caso especifico da vida de D. Cristóvão Colon.
MR]


Pág. 74 – Colombo estava à procura da Índia, e se não tivesse tido a sorte de errar nos seus cálculos e descobrir que havia uma terra desconhecida no Ocidente, em lugar de ser relembrado na posteridade pelo seu glorioso feito, ele teria perecido com os seus homens na vastidão do oceano.
Contudo a sorte estava com ele e em Outubro avistou as ilhas no Ocidente que ele tomou por serem a costa da Ásia que procurava. De facto, o que ele encontrou foram as ilhas do arquipélago das Bahamas, incluindo a Ilha Watling (à qual chamou S. Salvador), uma porção da costa cubana, e a ponta ocidental da ilha a que chamou “Hispaniola” (actualmente Haiti e República Dominicana)
+ Para o Autor, terá sido uma questão de sorte, mas o facto é que CC foi directo para aquelas ilhas e encontrou terra onde afirmava que ela estava. Curiosamente, atribuiu novos nomes àquelas ilhas. Se pensasse, efectivamente, que estava em Cipango, ter-lhe-ia atribuído outro nome?

Pág. 74 - Ele deixou uma guarnição de homens na Hispaniola, num forte construído com os destroços da Santa Maria, e regressou a Castela nos primeiros meses de 1493 com as notícias da descoberta tal como ele a interpretava. Porém, antes de alcançar Castela, ele efectuou uma intrigante paragem em Portugal onde se encontrou com D. João II e lhe deu em primeira mão as notícias do resultado da sua viagem ao serviço de Castela. Isto pode ser, de facto, não tão estranho como parece à primeira vista. Hoje em dia tendemos a esquecer como, naquela altura, os navegadores dependiam das condições físicas; não se ia para onde se queria, mas para onde se podia. E crê-se que aquele foi um dos piores Invernos alguma vez sentidos no Atlântico Norte. Por outras palavras, o estado desesperado em que as tempestades deixaram a Niña no seu regresso deve ter forçado Colombo a aportar na ilha açoriana de Santa Maria (onde, confundido com um corsário vindo da Guiné, quase foi feito prisioneiro pelo capitão local), e subsequentemente na própria Lisboa, em Março de 1493.
Informado da sua chegada, o Rei requisitou Colombo; ele não o aprisionou nem atendeu as propostas para que o matassem, mas tornou-lhe imediatamente claro que considerava as novas terras, quaisquer que fossem, pertencentes à sua zona de influência conforme o Tratado de 1479-80.

NOTA: o comentário a esta parte do texto será publicado, em suplemento, depois da Conferência de 16 de Maio na Cuba, onde apresentarei, em primeira mão, as minhas explicações sobre o regresso de Cristóvão Colon por Lisboa.

3.5. O Tratado de Tordesilhas e a divisão do Mundo entre Portugal e Castela
pág. 75 – Como resultado destas negociações, em Junho de 1494, Portugal e Castela assinaram o tratado de Tordesilhas, o qual dividiu o Atlântico e as terras ultramarinas longitudinalmente, por meio dum meridiano fixado a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde. Ao obter 270 léguas adicionais às 100 que Colombo tinha proposto com o apoio do Papa, os portugueses salvaguardaram a rota sudeste africana na qual tinham investido tanto, durante tanto tempo, conseguindo todo o Atlântico Sul de que necessitavam para efectuar a curva larga pelo Oceano, imprescindível para navegar essa rota.
+ Pelas palavras do Autor parece que as 270 léguas adicionais apenas proporcionaram mais uma grande porção de mar para Portugal, que necessitava desse espaço marítimo para as suas naus fazerem a larga curva a caminho do extremo sul da África.
Por acaso, ou provavelmente não, essas 270 léguas adicionais colocaram também algumas terras na zona portuguesa: a Terra Nova a Norte e o Brasil a Sul.
Por acaso também, o limite das 100 léguas iniciais, abrangia toda a vastidão do atlântico Sul suficiente para a curva larga, pelo que parece desajustado invocar que Portugal necessitava de mais essas 270 léguas só para que os seus navios pudessem efectuar a curva larga. Além disso, a delimitação das zonas pressupunha o ‘Direito de passagem’, pois os castelhanos necessitavam de atravessar a zona portuguesa para conseguir chegar até ao início da sua zona. De igual modo, também os navios portugueses haviam de poder navegar um pouquinho na zona castelhana, entrando nela abaixo do equador e voltando a sair já nas latitudes do Cabo da Boa Esperança para utilizar os ventos dominantes.

FIM

Carlos Calado

2 comentários:

  1. Caro Carlos Calado

    Os meus sinceros parabéns, pela paciência que tem tido em lêr e em refutar, tanto disparate.

    No que conserne à Historiografia dita tradicional, faço minhas as palavras de Manuel Rosa.

    Puro Lixo.

    Resta-me a dúvida até que ponto o lixo foi produzido por ignorância, ou foi intencional.

    E sinceramente, cada vez acredito mais, que na maioria dos casos, terá sido intencional.

    Melhores Cumprimentos

    Airmid/Marília

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  2. Manuel Rosa estava correcto em designar o outro lado como os seguidores e não os perseguidores da pseudo história.

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