sábado, março 15, 2008

COLOMBO - UMA QUESTÃO EM ABERTO

Colombo – uma questão em aberto

Magnífica palestra intitulada "A figura régia de D. João II" pela Profª. Drª. Manuela Mendonça, Presidente da Academia Portuguesa de História.
Aconteceu no passado dia 13 de Março, na Sociedade de Geografia de Lisboa, promovida pela respectiva Secção de História, presidida pelo Prof. Dr. Rui Costa Pinto.

Na fase de perguntas pela assistência, foram colocadas questões relativas ao Tratado de Tordesilhas e à “relação” de D. João II com Cristóvão Colon /Colombo.

Sobre Cristóvão Colon / Colombo, disse a Presidente da Academia Portuguesa de História:

«Cristóvão Colombo é uma questão em aberto. Não sei se era português, mas estou convencida que não poderia ter sido alguém que chegou aqui já adulto. Teria de ter estado em Portugal desde criança ou desde muito jovem.»
«Também não creio que tenha sido um agente secreto, mas que fugiu para Castela com medo de represálias pelas ligações familiares pois o sogro era membro da casa de Viseu»
«A questão está em aberto e a Academia Portuguesa de História já foi solicitada através de um deputado da Assembleia da República para lançar um debate sobre o tema.»

A Prof. Drª Manuela Mendonça manifestou-nos, depois, interesse em assistir à grande conferência sobre Cristóvão Colon que o Núcleo de Amigos da Cuba está a organizar em colaboração com a Câmara Municipal de Cuba, e que vamos realizar no dia 24 de Maio, nesta vila alentejana, com a presença dos vários autores com obras publicadas sobre a Portugalidade de Cristóvão Colon e de diversos especialistas que debaterão os temas em análise.

Carlos Calado
15 Março 2008