terça-feira, maio 08, 2007

Colombo Revelado no Museu dos Baleeiros

No passado dia 20 de Abril de 2007, teve lugar, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, pelas 21:00h, a apresentação do livro “O Mistério Colombo Revelado”, de Manuel da Silva Rosa.
O Director do Museu do Pico, Manuel Francisco Costa Jr., abriu a sessão realçando, no quadro de uma política cultural atenta às dinâmicas locais, o papel do museu, na promoção e afirmação de iniciativas de relevante interesse cultural local e regional. De seguida, apresentou, num breve resumo, o autor e a obra: “Manuel da Silva Rosa é natural da Madalena do Pico, reside nos E.U.A. desde 1973 e dedicou os últimos 15 anos da sua vida à investigação histórica, em torno de Cristóvão Colombo, figura fascinante e misteriosa do nosso imaginário colectivo, referência e paradigma maior (e controverso) da História Mundial. Manuel da Silva Rosa é já considerado, pela comunidade científica, um dos mais competentes e conceituados historiadores da “nossa época” sobre Cristóvão Colombo. Partindo de novas propostas e perspectivas de análise histórica e ancorado em sólidas provas documentais, o autor demonstra, no seu livro, as inconsistências cientificas, os erros de análise, as mentiras e as falsidades da historiografia oficial / tradicional, relativamente às origens de Cristóvão Colombo, apontando novos rumos interpretativos. O mítico navegador é hipoteticamente visto, no quadro da rivalidade ibérica e da política portuguesa de sigilo, dos finais do séc. XV, como um espião português ao serviço de D. João II. “O Mistério Colombo Revelado” é, pois, assim, entendido, como um marco de toda a bibliografia já publicada sobre Cristóvão Colombo e um contributo decisivo para a historiografia em torno desta problemática. Isso deve encher-nos, a todos, de orgulho, admiração e reconhecimento, porque Manuel da Silva Rosa é “nosso”. É português, açoriano, picoense e cidadão do mundo”.
Terminadas estas palavras introdutórias, o autor, apoiado na projecção de diapositivos, em “powerpoint”, apresentou o seu livro e as principais teses nele abordadas. Seguiu-se um período de debate e uma sessão de autógrafos, que bastante entusiasmou todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário