quarta-feira, junho 11, 2008

Colon em Mafra

Na Conferência de Colon em Cuba (dia 24 de Maio de 2008) a novidade mais importante que veio à luz não foi a minha prova do testamento falso de 1498. Pois já muitos sabiam que eu tinha provado a falsidade dele anteriormente.
A novidade mais importate foi feita pela senhora Julieta Marques que descobriu que no tecto do Mosteiro de Mafra está pintado D. Cristóvão Colon.
É mesmo este tipo de novidades que eu esperava quando escrevi no meu livro para terem os olhos abertos dentro de Portugal. Porque eu estou convencido que dentro de Portugal estão todas as pistas necessárias para chegar-mos à verdade.
Eu acredito que este puzzle tem dicas deixadas de propósito para que seja resolvido porque Cristóvão Colon era importante demais para Portugal para que ficasse infinitamente esquecido.
Devemos de perguntar sériamente as razões de meter um herói de Espanha num tão importante local com tão importantes portugueses?
Esta pintura é importantíssima por duas razões. Uma porque mostra o nome na sua forma correcta de Colon e a outra é a companhia com quem está retratado.
As pessoas que andavam a gerer este espetáculo desde 1484 eram donos de segredos nos quais incluía-se a verdadeira identidade do Almirante Cristóvão Colon. Eu acredito que vamos chegar ao ponto de provar que ele foi 100% português somente espero que isso seja feito durante a minha vida.

No Mosteiro de Mafra foram pintados 4 heróis. Três são difinitivamente Portugueses e o quarto, segundo muitos, é um humilde Italiano que trabalhava a serviço de Castela. As personagens acima retratadas são:
1- Infante D. Henrique numa vinheta com a cruz da Ordem de Cristo ao peito ladeado pelo anjo da anunciação
2- Duarte Pacheco Pereira enfrentando o Adamastor
3- Pedro Álvares Cabral sendo forçado para longe do Brasil enquanto o Brasil está sobre guarda de outro "espírito".
e
4- O Nosso Herói CRISTÓVÃO COLON acorrentado por alguém com serpentes que o forçam a não bolir numa pose de submissão e com um letrteiro ao colo que diz: "A Castila y a Leon Nuevo Mundo dio Colon."

Fica aqui para todos nós reflectir-mos sobre as razões de estar pintado em tal lugar com tais pessaos um "tecelão genovês sem algum crédito" que segundo os cronistas portugueses andava "ladrando suas fantasias" em Espanha em vez de um Dias, Cão, Gama, Velho, Corte-Real, e centenas de outros grandes portugueses que mereciam de lá estar! Qem está a enganar a quem?
Bom trabalho senhora Julieta Marques e espero que esta descoberta seja somente uma de muitas que vão ainda vir à luz em Portugal.

7 comentários:

  1. Enquanto os historiadores do blog Colombina insistem em copiar antiquidades aqui encontra-se novidades. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Porque será que Pedro Álvares Cabral está a ser empurrado para fora do Brasil contra a sua vontade e três vultos parecem encarregados de guradar o Brasil?

    Marta

    ResponderEliminar
  3. Deve ter sido pintado por algum genoves :))))))

    ResponderEliminar
  4. Segundo o sr. Eduardo Albuquerque o autor do tecto da sala das descobertas do convento de Mafra foi Cirilo Wolkmar Machado, (Lisboa * 9.7.1748, +12.4.1823).

    ResponderEliminar
  5. Bravo! Bravissimo!

    Testemunho aqui da primeira e UNICA contribuição UTIL que o Sr.Albuquerque (F.V.F) fez a cerca da historia Colombina.

    Um obrigado mesmo mesmo "isolado".

    ResponderEliminar
  6. O que me admira é que peritos como o Sr. Albuquerque que estariam mais bem posicionados para investigarem esta polémica recusam de o fazer mantendo de pé a farsa.
    Porque será?
    Será porque um humilde tecelão inventado à forma depois do evento faz mais sentido para eles que um nobre português?

    Ou será porque não querem mesmo mexer com os taços onde comem?

    Alfredo Morais

    ResponderEliminar