segunda-feira, março 30, 2009

... Decerto que Manuel da Silva Rosa ficaria contente em poder demonstrar que o nauta foi português de nascimento. Muito embora o procure demonstrar, não segue contudo o parecer de Mascarenhas Barreto(1), que se esgotou numa série de argumentos que nunca receberam o reconhecimento com que o saudoso autor havia sonhado. Mas o novo autor segue com idêntico objectivo e, embora, a nosso ver, não prove definitivamente a nacionalidade lusa de Colombo, avança com argumentos que impõem ponderação e estudo. Não sendo aceitável a tese genovesa de fazer de Colombo o filho do mercador de lãs Domenico de Columbo, nem a que faz nascer em Génova entre os dias 25 de Agosto e 31 de Outubro de 1451(2), mantém-se de pé o problema do seu nascimento, e nada invalida a concepção de que tenha mesmo nascido no nosso país....
- Joaquim Veríssimo Serrão.
«Prefácio»

8 comentários:

  1. Mais Marketing senhor Rosas? Deve pensar que somos todos burros? ¿Por qué no te callas?

    ResponderEliminar
  2. Devemos andar mesmo todos a "perder" o juízo como alguém questionou no 'outro' blog?
    Agora, vamos ter de mudar o nome da Academia Portuguesa de História?
    Ficará melhor como Academia Portuguesa de Pseudo-História?
    A actual Presidente já tinha afirmado que "Colombo é uma questão em aberto" e agora vem o anterior Presidente dizer que a "tese genovesa não é aceitável" e "nada invalida a concepção de que ele tenha nascido no nosso país"
    Adamastor

    ResponderEliminar
  3. Mas olha quem vem dar de novo lições de marketing sabendo que o seu cunhado escreveu e realizou o cenario de.... Call Girl.

    Obrigada pela anedota.

    Maria

    ResponderEliminar
  4. Ó pá agora estamos atacando com armas de peso!

    ResponderEliminar
  5. Maria

    1-Até ao preciso momento nada tinha escrito como comentário a este artigo.
    2- "Mas olha quem vem dar de novo lições de marketing sabendo que o seu cunhado escreveu e realizou o cenario de.... Call Girl."

    O que é que tem a ver a actividade cinematográfica de meu cunhado António com Marketing, com Colombo ou comigo própria?
    Confesso que gostaria que esclarecesse a questão pois não encontro qualquer ponto comum!
    Já agora, aproveito para a esclarecer que o "cenário" de Call Girl não foi escrito nem realizado, foi mesmo cenário.

    Cpts

    Maria Benedita

    ResponderEliminar
  6. ¿Por qué no te callas pseudo anónima?

    ResponderEliminar
  7. Dr. Manuel da Silva Rosa, li o seu primeiro livro e estou desejosa para ler este novo trabalho. O seu Mistério Colombo Revelado trazia tantos detalhes sobre a nossa história que não são muito falados nas nossas escolas. É uma obra monumental com tantos documentos e textos originais que não deixou dúvida de que a história fora mal relatada por muito tempo. Pelo que leio neste prefácio conseguiu convencer não somente leigos mas também os mais cultos académicos. Infelizmente existem aqueles que, por várias razões, não gostam de mexer nas coisas, não querem levantar controvérsias ou desejam de proteger memórias á custa da verdade. Não se deixe desanimar com eles e continue na sua luta pela verdade porque agora Portugal jamais poderá voltar atrás e continuar a ensinar que o navegador era um humilde tecelão. Desejo-lhe grande sucesso com este novo livro. Bem Haja. Lidia Carvalho

    ResponderEliminar