terça-feira, agosto 11, 2009

Mestres de Pseudo-História Colombina

Rui de Pina escreveu "Colon bo ytaliano" foi uma pseudo-história mas tem ainda os seus apoiantes tenázes e crentes que aquilo era mesmo a verdade. Não se discutem os factos em volta do Almirante em Portugal. Não se discutem as cartas que ele escreveu a dúzias de pessoas todas em Castelhano-Aportuguezado. Nem mesmo a carta que D. João II escreveu a ele em Português.
Se Rui de Pina disse é porque era mesmo assim sem margem alguma para dúvidas. Quem disser o contrário é um pseudo-historiador. Este tem sido, e é, o teor dos autores do blog da Pseudo-História. Por vezes penso como é que pessoas tão cultas, e de juízo são, não conseguem ver para além de três palavras, especialmente quando olhando para além delas vai-se em busca da verdade.
Achei por isso interessante meter aqui mais um pouco da pseudo-história que veio dizer ser Colombo da villa de Abrisolo.
Esta é nova. Mas deve de ser também verdade pela categoria da pessoa que o apresenta e pela categoria do livro onde vem impresso.
O grave problema nisto tudo não é que haja incerteza, que hajam erros, dúvidas, informação contraditória e até muitas vezes errónea. O grave problema é que aqueles que em melhor posição estão para verem isto muito bem parecem ter sido os mais interessados em não quererem ver.


6 comentários:

  1. Deve se "ser" a carta que D. João II escreveu "a ele" em Português(????)

    ResponderEliminar
  2. Não entendo o comentário. Mas para esclarcer qualquer dúvida. Uma imagem da carta de D. João II escrita a "Xpoval Colon" Nosso especial amigo em sevilha, está no livro «Colombo Português Novas Revelações», página 190.

    ResponderEliminar
  3. Bom, os erros , agora penso que já sabemos quais foram, basta so ler o seu livro.

    Agora, concretamente, o que se deve achar/pesquisar para conseguir aquele 1% que falta segundo o Sr.Serrão ?

    TBF

    ResponderEliminar
  4. Falta de saber-mos o nome dele verdadeiro, e isso é que devemos de investigar a serio para dizer ao mundo os erros da historia que ensinam na escola

    M.A.Norton

    ResponderEliminar
  5. Completamente de acordo com M.A.Norton,
    Triste é que as Universidades em Portugal não apoiem agora a investigação de Manuel Rosa já que está feita. Pelo que eu entendo ele fez isto tudo sózinho sem apoio de um só ser, para além do Professor J.V.Serrão o qual também ajuda só agora no fim da fadiga. É mesmo de louvar uma pessoa perder 18 anos da sua vida nisto. Anna Barcelos, Toronto

    ResponderEliminar