sexta-feira, fevereiro 05, 2010

A Conferência na Academia de Marinha

A Conferência na Academia de Marinha, "Em torno da Mistificação Colombo" no passado dia 2, foi bastante animada e julgamos ter alcançado o objectivo principal, que é o de alargar a discussão deste tema.

O auditório estava completamente cheio, lotação esgotada, com Académicos e convidados, demonstrando que existe, efectivamente, interesse em ouvir e debater "Colombo".
Para além dos três oradores - Engº Carlos Calado, Ten. Coronel Brandão Ferreira e Ten. Coronel Carlos Paiva Neves, estiveram presentes na assistência alguns outros membros da Associação Cristóvão Colon.

A mesa da Conferência foi constituída pelo Presidente da Academia - Almirante Vieira Matias, pelos membros do Conselho Académico - Prof. Dr. Francisco Contente Domingues, Vice Presidente da classe de História Marítima e Profª Drª Raquel Soeiro de Brito, Vice Presidente da classe de Artes, Letras e Ciências, tendo o Presidente da A.C.C. - Engº Carlos Calado, também sido convidado para ficar na mesa.


Após a abertura da sessão pelo Sr. Almirante Vieira Matias, o Presidente da ACC usou alguns poucos minutos para fazer uma brevíssima apresentação da Associação Cristóvão Colon, introduzindo logo de seguida a "Mistificação Colombo", constituída por três partes:

Parte I - «Cristóvão Colon e a estratégia nacional portuguesa»
pelo Ten. Coronel Brandão Ferreira
Parte II - «O messianismo de Cristóvão Colon»
pelo Ten. Coronel Carlos Paiva Neves

Parte III - «Colon: seus círculos pessoais e ciência náutica»
pelo Engº Carlos Calado

Porque as introduções, as palestras e a alocução final fizeram prolongar a sessão cerca de 15 minutos para além da hora prevista, o Presidente da Mesa lamentou ter de limitar a fase de debate a três perguntas, quando havia mais de vinte participantes a pretender colocar questões ou adiantar opiniões, como foi o caso.
Mas, perante tanto interesse e vontade de debater, opinar e questionar por parte de tantos participantes, estamos em crer que a sessão teria de prolongar-se noite dentro para proporcionar a intervenção de todos os interessados.

A encerrar e correspondendo às questões e às sugestões propostas, quer durante as palestras quer na alocução final pelo Ten. Coronel Brandão Ferreira, o Presidente da Academia concordou em convidar os Académicos a estudar os temas suscitados e que o passo seguinte possa ser a realização duma "mesa redonda" para debate dos temas entre Académicos e Membros da ACC.

O Prof. Dr. Francisco Contente Domingues, afirmou que, perante a decisão do Presidente da Academia em colocar o tema nas mãos dos Académicos, alterava a sua posição anterior publicamente manifestada (por ocasião da palestra de Manuel Rosa na Sociedade de Geografia de Lisboa) de não voltar a abordar o tema 'Colombo', para se empenhar nesta "Mesa redonda" e, embora continue a considerar que não é importante determinar qual era a sua nacionalidade, afirmou concordar com o nosso slide de encerramento, onde transcrevemos a opinião da Presidente da Academia Portuguesa de História, Profª Drª Maria Manuela Mendonça - "Colombo é uma questão em aberto".

O site da Academia publicou a notícia sobre a Conferência, cujo link indicamos abaixo

http://www.marinha.pt/pt/amarinha/actividade/areacultural/academiademarinha/noticias/pages/noticias_am.aspx

Em breve aqui publicaremos as palestras proferidas na Conferência.

Sem comentários:

Enviar um comentário