segunda-feira, maio 21, 2012

Colombo “era português...



 
“Relação” entre D. João II e Colombo debatida em Cuba
Por Maria Manuela Mendonça, presidente Academia Portuguesa de História
 
O auditório da Biblioteca Municipal de Cuba recebe amanhã, sábado, pelas 15 horas, o colóquio “D. João II e Cristóvão Colon – que relação?”, proferido por Maria Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa de História. O evento é organizado pela Associação Cristóvão Colon, com sede em Cuba, e prevê um programa complementar com início pelas 11 horas, que contempla duas visitas guiadas, uma ao painel de São Cristóvão e Portal do Paço, e outra ao Centro Cristóvão Colon.

Sobre estas duas importantes figuras históricas, refere a historiadora tratar-se de “dois interessantes personagens contemporâneos” com “visões diversas sobre a hipótese de alcançar a Índia por mar” e uma “pequena” diferença a separá-los: um deles é rei de Portugal. Além das Descobertas, Maria Manuela Mendonça “não crê” que houvesse algo de pessoal a liga-los, ao contrário de algumas teses que circulam sobre eventuais laços familiares. Quanto à possível origem portuguesa do navegador, e de Cuba, defendida pela Associação Cristóvão Colon, a historiadora acredita que, ou Colombo “era português, ou veio muito novo para Portugal”, mas admite não ter dados para fundamentar nenhuma destas hipóteses.

Recorde-se que entre a Associação Cristóvão Colon e a Academia Portuguesa de História foi estabelecido, em janeiro último, um protocolo de colaboração.      


http://da.ambaal.pt/agenda/?id=691


5 comentários:

  1. " Quanto à possível origem portuguesa do navegador, e de Cuba, defendida pela Associação Cristóvão Colon, a historiadora acredita que, ou Colombo “era português, ou veio muito novo para Portugal”, mas admite não ter dados para fundamentar nenhuma destas hipóteses. "

    Pergunta e Resposta... Colombo era genovês. Olá !

    ResponderEliminar
  2. A Drª Presidente não tem os dados para tal fundamento mas o Manuel Rosa tem e já os divulgou em 2006 e continua aos divulgar. Basta ler «Colombo Português-Novas Revelações»

    ResponderEliminar
  3. «Colombo Português-Novas Revelações» no iPhone e iPad
    http://itunes.apple.com/us/book/colombo-portugues-novas-revelacoes/id518073029?mt=11

    «Colombo Português-Novas Revelações» no Kindle
    http://www.amazon.com/COLOMBO-PORTUGUÊS-Revelações-Portuguese-ebook/dp/B0077EGC7W/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1337640556&sr=8-2

    ResponderEliminar
  4. Quando é que "Colombo Português-Novas Revelações" vai ser traduzido em francès ?

    ResponderEliminar
  5. “era português, ou veio muito novo para Portugal”, mas admite não ter dados para fundamentar nenhuma destas hipóteses. "


    " Excelentes Resultados "

    1) 1498-1504. Rui de Pina, cronista desde 1490, integrou a comitiva portuguesa que se deslocou a Castela para negociações resultantes da primeira viagem de Cristovão Colombo : "Descubrimento das ilhas de Castella por Collombo: ... " Christovam Colombo, italiano " ... (Chronica del Rey D. João II, cap. 66)

    2) 1519. Jorge Reinel, mapa: " Xpoforum colombum genuensem " (PMC, estampa 12)

    3) 1530-33. Garcia de Resende, moço de câmara, confidente e biógrafo de Dom João II: " De como se descubriram per Colombo as Antilhas de Castella: Christouao Colombo, italiano. "

    4) 1540. Damião de Góis: " Em sua vida [de Dom João II], o genovês Colombo ofereceu-lhe seus serviços. " (Fides, Religio, Moresque Aethiopum)

    5) 1552. João de Barros: " Segundo todos afirmam, Christouão Colom era genoes de naçam " (Décadas da Ásia, Primeira, Liv. III, cap. XI)


    Historie di Christoforo Colombo

    Fernando Colon disse que seu pai renovou o nome:

    " porque no estaba lejos de Lisboa, donde sabía que se hallaban muchos de su nación genovesa, lo más presto que pudo se fue allí. "

    ColOMBIA LOL

    Manuel.

    ResponderEliminar