segunda-feira, janeiro 15, 2007

Mais presunções pelo "historiador" Português Racional

Outra vez no blog da Pseudo-História Colombina o Sr. "Historiador sem cara" Português Racional escreve as seguintes fantasias. Mostrando assim para todos a sua má sabedoria sobre esta história e tentando passar para aqueles não instruídos uma falsa versão sobre a história do navegador Don Cristoval Colon:

PR: "Cristóvão Colombo foram-no, sem qualquer dúvida, ao italiano documentado natural dos Estados de Génova (não necessariamente tecelão, e decerto não nascido Colon...) mercenário passado de Portugal ao serviço da coroa de Castela, independentemente de esta figura ter sido rebaptizada em Castela como Colón, e como tal designado apenas no mundo de fala castelhana. Pois que o mercenário italiano e o almirante "castelhano" sempre se soube que são a mesmíssima pessoa."

  • Senhor PR: O Colombo da Génova foi sem dúvida tecedor de lã tal igual a seu pai, e igual a seus dois irmãos. E não eram nada de especial como tecedores porque nem sequer podiam ensinar os seus. Pois o irmão Giacomo Colombo foi aceite como aprendiz tecedor de lã com um homem de fora. Leia os documentos de Génova os quais gosta muito de mencionar como suporte do Colombo ter sido Colon mas quer agora negar as partes que lhe não convêm.
  • Não foi rebaptizado pelos Castelhanos. O nome foi escolhido pelo próprio Colon para esconder a sua vida passada. Assim escondeu a sua vida em Portugal aonde era tio dos mais altos nobres do reino: marqueses, condes, copeiros, majordomos, capitães, etc.
  • O PR Está errado. Nunca se soube que são a "mesmissima pessoa" os cronistas apontavam para aqui e para ali como um caçador a disparar no escuro a ver se acerta nulguma fera ao calhar. NUNCA foi provado que são os dois a mesma pessoa e foi ainda esclarecido pelo filho Fernando que aqueles que diziam ele ter sido de Génova, etc... estavam a "subir ao alto". Isto é estavam a não dizer a verdade, ou seja em Português tradicional, estavam a mentir.

PR: "O Conde da Vidigueira é verdadeiramente o maior nauta da sua era, em termos simbólicos."

  • Vasco da Gama foi um dos homens de D. João II e foi escolhido pelo rei para essa missão o que mostra tanto a sabedoria de Gama como a sabedoria e confiança do seu Rei D. João II. Mas Gama não é assim tanto grande como o PR pensa, mas o Sr. PR talvez nunca saiu fora de Portugal para saber que em muitos paízes não é somente Vasco da Gama não conhecido mas muitos paizes nem sequer sabem aonde ou o que é Portugal. Ao contrário do PR que diz ser o Conde da Vidigueira o maior nauta da sua era todo o mundo sabe que foi Cristóvão Colon o maior nauta dessa era. Enquanto Vasco da Gama seguia para a India verdadeira Colon tornou-se o mais famoso descobridor ao entregar ao mundo uma India falsa.

PR: "Tal como bastas vezes já aqui referido, existe apenas um único documento, não estudado cientificamente, aonde consta em sobrescrito o nome Colon, aparentemente por mão diferente da que escreveu a carta. A carta pode até não ser verdadeira, total ou parcialmente. Não lhe foi ainda estudado nem o estilo, nem o suporte, nem a tinta, nem as várias caligrafias que evidencia. E mesmo que verdadeira, há mais hipóteses de ser do escrivão que do Rei. E mesmo que fosse do Rei, era dirigida a um estrangeiro já em Castela, conforme o nome em castelhano já lhe vinha. Nada mais."

  • Aqui pode-se ver quanto irracional é o Sr. Português Racional.
    Embora a maioria dos documentos mostram o nome Colon ele rejeita-os. E rejeita a carta do Rei D. João II, um documento que não lhe serve, dizendo que esta nunca foi analizada
    ciêntificamente mas não impôe que os documentos de Itália sejam sujietos ao mesmo rigor embora esses sejam referidos espacificamente a tecedores de lã que o PR insiste não serem as mesmas pessoas!!!! Pois nas suas palavras o Colombo de "Génova (não [era] necessariamente tecelão" o que mostra que o PR NÂO aceita os documentos do Estado de Génova.
  • Como o PR não leu o livro O Mistério Colombo Revelado não sabe que o nome está escrito em dois lugares nessa carta e que está dentro na carta assim "Xpoval Colon Nos Dom Joham...."
  • "E mesmo que fosse do Rei, era dirigida a um estrangeiro já em Castela.... Nada mais" Como se vê o Sr PR sabe "Nada mais" e não entendeu nada daquilo que é revelado no nosso livro que mostra que o Colombo é agora Revelado não ser o mesmo que o Colon. E se Colon era já um estrangeiro em Castela como é que o rei esqueceu-se tão rápidamente sobre essa pessoa "Colombo" que ele enviou ao Canadá em 1477, casou em 1479, enviou á Mina, conversou intimamente mostrando-lhe provas de terras ao Occidente, e que fugiu para Castela no meio de uma traição para o matar?
    Ainda o PR insiste em dizer que o nome era trasnformado "em Castelhano" negando totalmente o facto de o nome ter sido assumido por Colon na altura quando fugiu secretamente de Portugal e que tanto o navegador como sua familia insistiram em manter o seu passado Português envolvido em mistério.
    Mas o PR não entende que esse mistério em Portugal era bem conhedcido pelo Rei que o chamou não Colombo mas Colon tal como era requerido pelo Almirante Castelhano.


PR: "... em vez de confiar na historiografia séria, nacional e estrangeira".

  • Pois é.
    É essa uma historiografia tanto séria que o próprio PR tenta modificar-la ao seu gosto dizendo que "não era necessariamente tecelão" que é mesmo isso que a "historiografia séria, nacional e estrangeira" diz.
    E ignora que não há nem nunca houve consensus nessa historiografia e ele próprio mostra o seu desacordo com essa historiografia ao tentar fazer do tecelão outra pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário