quinta-feira, janeiro 18, 2007

Para o blog PHC, o Papa não vale nada

Ainda sobre o nosso post “Estátua da polémica” o blog Pseudo-História Colombina (PHC) comentou da seguinte forma:

(...) O sr. Carlos Calado ignora que Alexandre VI era castelhano... não leu bem o nosso artigo. Naturalmente também crê que o ex-Cardeal Borja, escrito sempre Borgia em Itália, escreveria pela sua própria mão as bulas (...)

isto a propósito da nossa frase:
"Porquê COLON? Porque foi assim que escreveu o Rei D. João II e foi assim que escreveu o Papa Alexandre VI em documentos absolutamente incontestáveis."

Estes rodopios do PHC começam a ser divertidos.
O PHC entende que as Bulas Papais não podem ser consideradas como prova do nome Colon porque não eram escritas pela mão do próprio Papa (que, como “agravante” era castelhano).

O Papa não vale, portanto, nada. É o escrivão quem mais ordena.
Como todos os documentos eram elaborados por escrivães, devem então ser considerados nulos. E o mesmo se aplica ao Rei D. João II, pois não deve ter sido ele a escrever aquela carta.( e assim se aplicaria a todos os Papas, Reis e Governantes até aos nossos tempos – tudo documentos sem valor. O Presidente da República que se cuide – não basta assinar, vai ter que caligrafar os diplomas).
E diz ainda que a carta pode ser falsa, ou ser falso o seu conteúdo, total ou parcialmente, e que era dirigida a um estrangeiro em Castela, daí o nome castelhanizado, e mais isto, e mais aquilo. Admitir que D. João II possa ter escrito Colon por ser esse o pseudónimo do navegador é que está, para o PHC, fora de questão.
Quanto à autenticidade da carta, obviamente que deve ser verificada, se isso for crucial para determinar a identidade do Descobridor. Mas não é crucial, trata-se apenas de mais um indício, não determinante por si próprio isoladamente.

Pelo contrário, o famigerado Documento Asseretto é um documento crucial e determinante, por ser a última réstea de esperança para manter a tese genovista oficializada como história. Porém, nunca ninguém o viu, nem foi autenticado. E os facsimiles reproduzidos inspiram tudo menos confiança.
Voltando às Bulas Papais, elas não valem nada para o PHC porque o nome que lá está escrito é Colon. Por isso argumentam que foi o escrivão (falso argumento como vimos) e que o Papa era castelhano.

Omitem, porém, um grande pormenor (por má fé, ou porque nunca viram a reprodução das Bulas em vários livros já publicados): o texto da Bula está em Latim, o nome do Descobridor é COLON (que consideram Castelhano, e sobre cuja etimologia o PHC tem “postado” longos tratados) mas o nome próprio é CHRISTOFÕM, e isto não é nem Latim nem Castelhano, era PORTUGUÊS!
Carlos Calado - Amigos da Cuba

Sem comentários:

Enviar um comentário